BMW M1 de competição vai a leilão

BMW M1 Procar View Gallery 22 photos

Este exemplar comprado em 1980 foi utilizado para competir no campeonato norte-americano de resistência.

O BMW M1 assume um papel considerável na história do construtor com sede em Munique por ter sido o seu primeiro modelo de produção com o motor colocado em posição central. Respeitando o propósito para o qual foi originalmente criado, a marca alemã decidiu criar um campeonato monomarca em 1979, com uma versão de competição do desportivo. Agora, uma dessas unidades prepara-se para ser leiloada.

Conhecido como M1 Procar, foram produzidos 54 exemplares do modelo desenvolvido para competir que possui um motor 3.5 de seis cilindros em linha com 470 cv de potência e 390 Nm de binário. O veículo que pode observar nas imagens tem o chassis número #1195 e foi comprado em 1980 pelo piloto norte-americano Joe Crevier para competir no campeonato de resistência dos EUA. O seu desempenho ficou imediatamente comprovado com a conquista de vários pódios ao longo de dois anos.

Desde aí, tem vindo a participar com regularidade em eventos de clássicos e nunca deixou de ser exemplarmente mantido. Sofreu recentemente um restauro que o deixou num estado absolutamente imaculado sendo, provavelmente, um dos BMW M1 Procar mais bem conservados de sempre. O modelo será leiloado num evento online organizado pela RM Sotheby’s que tem data marcada entre o dia 14 e 15 de agosto. Os especialistas presumem que poderá ser arrematado por um valor a rondar os 511 mil e os 680 mil euros.

Deixe um comentário

*