Os carros de Juan Carlos I, o rei emérito de Espanha

Maybach 57S a ser oferecido a Juan Carlos I View Gallery 2 photos

Desportivos, carros de luxo e modelos históricos. Mas poucos em nome próprio.

O nome de Juan Carlos I de Espanha tem dado que falar nos últimos dias. Além da especulação de escândalos financeiros envolvendo o primeiro monarca da democracia espanhola, desconhece-se neste momento do paradeiro do rei emérito de “neutros hermanos” falando-se até que terá procurado abrigo em Portugal. Polémicas à parte, Juan Carlos I é um apaixonado por motores, sobretudo pelas duas rodas, falando-se que a sua coleção de motos supera as 100 unidades. Já os carros, também há alguns exemplares bem interessantes pertencentes ao parque automóvel do estado espanhol que lhe passaram pelas mãos. Ao todo são 44 carros e 60 “chauffeurs” para utilização diária. Entre eles há modelos fornecidos pelas próprias marca, como sucedeu com a Audi ao longo de vários anos e mesmo da Lexus. Como tal, não é difícil ver Juan Carlos e a sua família a viajarem num Audi Q8, num Lexus LS, ou mesmo com um Audi RS6 – embora passado algum tempo alguns destes modelos sejam regressem aos respetivos donos.

Contudo há também alguns modelos históricos a ter em conta na sua garagem, com destaque para um Rolls-Royce Phantom IV (existem apenas 18 unidades em todo o mundo) ou um Mercedes 540 G4 6×6 de 1939, oferecido por Hitler a Franco em 1940.

Já os carros próprios de Juan Carlos I são poucos… Curiosamente o seu primeiro carro foi um Mini Morris 1275C. Há quem garanta que este exemplar do carro do rei não tinha bancos atrás para que o banco do condutor pudesse ser puxado mais para trás possível – uma vez que o rei emérito tem 1,88 metros de altura. Como seria de esperar houve alguns modelos da marca catalã Seat a passar pelo palácio real espanhol, como o Seat 600 buggy, o Seat Ibiza, que acabou por ser utilizado pelo atual rei, Felipe VI, e o Seat Toledo 2.0i (com o motor do VW Golf GTI da altura). Durante muitos anos, o carro utilizado para as viagens de férias para Maiorca foi um VW Golf GTI de terceira geração. Juan Carlos I tem também uma paixão por carros desportivos, e dos modelos que mais utilizou (e muito) foi um Porsche 959, um “monstro” do Grupo B disfarçado de carro de estrada (cuja produção foi limitada a apenas 337 unidades). Com este carro, o monarca teve um acidente enquanto conduzia a caminho da estância de esqui Baqueira/Beret – o que obrigou a uma reparação na oficina. Pelas mãos do rei passou ainda um Audi Quattro Sport de 1986 – também derivado de um histórico carro de ralis, cuja produção foi limitada a 214 unidades – pintado de branco.

Dos carros mais interessantes da coleção de Juan Carlos I foi um Mercedes-Benz SLK 55 AMG, que foi o “pace car” do G.P. de Espanha de F1 em 2006 (com sirenes e tudo) e oferecido pelo próprio Bernie Ecclestone. O roadster foi posteriormente transformado num modelo normal de estrada.

Entre os carros de luxo do rei, destaque para o Maybach 57S entregue pelo próprio presidente da Daimler, Dieter Zetsche (na foto). O carro mais recente do rei terá sido um Bentley Bentayga verde.

Deixe uma resposta

*