Ferrari Omologata é exemplar único de supercarro V12

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Grand tourer feito com base no 812 Superfast demorou dois anos a desenvolver.

Um Ferrari novo é sempre motivo de discussão, mesmo que seja um “one-off” como é o caso deste Omologata. Trata-se de um exemplar único feito com base no 812 Superfast (o V12 de tração dianteira mais rápido e mais potente de sempre da marca do Cavallino Rampante). Aliás, este é o décimo “one-off” criado com uma configuração de motor dianteiro V12 desde o P540 Superfast Aperta anunciado em 2009.

Encomendado por um cliente anónimo europeu, o Omologata foi revelado ao público após um “shakedown” na pista de testes em Fiorano, após dois anos de desenvolvimento. Inspirado nos GT de competição da marca de Maranello das décadas de 1950 e 1960, o novo modelo surge com uma carroçaria em alumínio criada através de um processo artesanal, herdado do modelo que lhe serve de base apenas os faróis e o para-brisas. Segundo a marca italiana, a inspiração estética tem origem também na ficção científica e na arquitetura moderna. A frente apresenta grelha oval achatada, que sobressai mais devido à risca que atravessa o capot. Na traseira, mais “musculada”, é possível encontrar um spoiler que permite aumentar a “downforce” e um difusor gigante. Além disso, o óculo traseiro foi substituído por uma estrutura com três filamentos transversais, assim como os farolins passam a ser compostos por apenas dois elementos redondos (em vez de quatro). O Omologata surge com uma pintura Rosso Magma aplicada em três camadas aplicada por cima de fibra de carbono escurecida e com decorações inspiradas na competição.

Por dentro, há também vários elementos que rementem para os modelos de pista, incluindo cintos de segurança de quatro apoios e bancos em azul elétrico revestidos a couro e tecido Jeans Aunde, que contrastam com o restante ambiente predominantemente em negro. O tablier e o volante contam com elementos metalizados com um efeito de tinta antiga e um acabamento específico, ao estilo dos 250 LM e 250 GTO, nos puxadores das portas e logótipos.

A Ferrari não revelou os dados técnicos do carro, mas o 812 Superfast conta com um V12 6.5 naturalmente aspirado com 800 cv às 8500 rpm e 718 Nm às 7000 rpm, que surge acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. O preço não foi revelado.

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