Mercedes do futuro promete mais de 1200 km de autonomia

Mercedes-Benz Vision EQXX View Gallery 4 photos

Desenvolvido com ajuda da equipa de F1, o Vision EQXX será uma montra tecnológica para a próxima geração de modelos elétricos.

A Mercedes-Benz desvendou ontem com mais detalhe os planos para a ofensiva de modelos elétricos EQ que começará já no próximo ano com o EQS (o tal que promete 700 km de autonomia), que será acompanhado dos compactos EQA e EQB. Durante a apresentação, foi também anunciado o teaser um concept car que pretende ser “O” carro elétrico do futuro. Chama-se Vision EQXX e promete dar que falar pois foi apresentado de forma simples com as seguintes frases projetadas no ecrã: “Stuttgart-Nice” e “Shanghai-Beijing”. Se nos cingirmos à distância entre as duas metrópoles chinesas estamos a falar de mais de 1200 km (1207 km, para sermos mais precisos). Isto significa que este poderá ser o valor da autonomia total deste protótipo com uma só carga. Neste protótipo, que será desenvolvido com a ajuda da equipa da AMG High Performance Powertrain, sediada no Reino Unido – que tem experiência no desenvolvimento de motores elétricos para competição. O objetivo do construtor de Estugarda é mostrar o máximo de eficiência possível, devendo recorrer, para o efeito, a baterias de menor dimensão feitas a partir de células de lítio-silício.

O primeiro teaser deste “one-off” que será uma montra tecnológica para os anos vindouros mostra um modelo de silhueta aerodinâmica, algo que deverá contribuir de forma decisiva para a referida eficiência. Aliás, à primeira vista, parece uma versão alongada do hipercarro One. A Mercedes-Benz adianta também que este EQXX incorporará um sistema de 800V, capacidade para carregamentos até 250 kW, uma caixa de duas velocidades e motores síncronos de imã permanente.

Deixe um comentário

*