Ferrari V6 híbrido “apanhado” em Fiorano

Ferrari V6 híbrido em testes View Gallery 5 photos

Já é possível ver e ouvir em pista o sucessor espiritual do Dino, que tem chegada prevista para 2022.

A Ferrari tem feito um esforço para manter o seu icónico motor V12 atmosférico compatível com as normas de emissões de CO2. Contudo, os responsáveis de Maranello sabem que as restrições cada vez mais apertadas na União Europeia obrigam a reduzir pegada ecológica dos seus modelos, tornando a “eletrificação” inevitável. Assim, depois do LaFerrari, um doze cilindros híbrido topo de gama lançado em 2013, e do SF90 Stradale, um híbrido plug-in V8 com três motores elétricos que foi colocado no mercado cerca de um ano, o “downsizing” é para continuar. Agora será a vez de um V6 híbrido, que agora foi “apanhado” em testes na pista da Ferrari em Fiorano.

O projeto parece-nos ainda longe de estar próximo de um formato final, uma vez que o modelo de testes tem ainda uma “carcaça” do 488 GTB. É bem possível que o novo sistema híbrido se apoie num sistema de tração integral semelhante ao do Stradale (que é o Ferrari de estrada mais potente de sempre). Um vídeo mostra o novo Ferrari híbrido em ação, sendo já possível ouvir um pouco da “banda sonora” do novo sistema “eletrificado”. Ao que tudo indica este V6 híbrido será o tão aguardado sucessor do Dino – embora não se espere que utilize o mesmo nome. O novo modelo, de nome ainda desconhecido, foi inicialmente anunciado em setembro de 2018, mas só deverá chegar ao mercado no final de 2022.

A aposta de um sistema V6 híbrido está longe ser uma situação única no segmento dos supercarros, uma vez que a Aston Martin está a preparar uma solução tecnológica com base similar para o Valhalla, assim como a McLaren para o substituto do 570S e, possivelmente, a Lotus para o sucessor espiritual do Esprit.

Deixe um comentário

*