Supercarro chegará em 2022 com um sistema híbrido com base num novo bloco V6 3.0 biturbo.
A Aston Martin revelou mais detalhes acerca do sistema propulsor que equipará o seu próximo supercarro, o Valhalla, previsto para 2022. O motor em questão recebeu o nome de código TM01 em homenagem a Tadek Marek um histórico engenheiro que trabalhou na marca britânica na década de 1950 e 1960 e que assinou o último motor – um V8 – desenvolvido internamente pela Aston Martin em 1968. Em causa está um sistema híbrido feito com base num novo bloco V6 3.0 biturbo. O construtor ainda não confirmou as especificações do novo motor, embora vá dizendo que será o Valhalla será o modelo mais potente da gama – especulando-se que ronde os 1000 cv de potência.
Apesar de faltar saber o dado mais importante acerca deste sistema propulsor, há, no entanto, outros dados sumarentos a ter em conta. O motor de cárter seco conta com uma disposição em V com os turbos colocados entre os bancos dos cilindros. O fabricante também não adiantou informações acerca do funcionamento do sistema híbrido, apenas que o motor térmico de colocação central pesa menos de 200 kg. A sonoridade é uma das prioridades do novo motor e num vídeo agora público já é possível ouvi-lo em todo o seu esplendor nos primeiros testes em laboratório.
A Aston Martin prevê construir 500 unidades do Valhalla, que terá um preço a rondar os 820 mil euros. Tal como sucedeu com o Valkyrie (o novo topo de gama da marca britânica), o Valhalla está a ser desenvolvido em conjunto com a Red Bull Advanced Technologies e o design foi feito em colaboração com Adrian Newey, o famoso engenheiro de F1. A carroçaria inclui uma asa traseira FlexFoi capaz de alterar o volume de “downforce” sem alterar o ângulo de ataque, em criar arrasto, turbulência ou barulho do vento.
O CEO da Aston Martin diz que este novo sistema propulsor V6 híbrido substituirá o V8 4.0 de origem AMG atualmente utilizado no Vantage, DB11 e DBX. Isto significa que o novo V6 figurará na gama dos outros modelos da marca de Gaydon, incluindo no regresso do Vanquish. Especula-se ainda que a Aston Martin está a desenvolver uma caixa manual para funcionar em conjunto com este sistema híbrido.
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