Mercedes-Benz Unimog foi lançado há 70 anos

Mercedes-Benz Unimog View Gallery 14 photos

O conhecido camião de todo-o-terreno originalmente desenvolvido para a agricultura tornou-se uma verdadeira referência.

A Mercedes-Benz é conhecida por ser uma das marcas com a gama mais diversa em toda a indústria de veículos terrestres. Um dos melhores exemplos disso é o Unimog, um camião todo-o-terreno lançado pelo construtor germânico há 70 anos. De forma a celebrar a ocasião, decidimos recordar a sua história.

Apesar de ser associado à Mercedes-Benz, a verdade é que o Unimog (palavra que designa UNIversal-MOtor-Gerät em alemão) foi originalmente desenvolvido como um veículo destinado à agricultura pela Boehringer Bros, uma empresa alemã com sede em Göppingen. Apresentado no Salão de Frankfurt em 1948, o camião tornar-se-ia um verdadeiro sucesso de vendas nos dois primeiros anos graças às suas distintas capacidades fora de estrada. Sendo alimentado por o motor a gasóleo OM 636 de origem Daimler, a Mercedes-Benz acabou por se aperceber do seu êxito e decidiu adquirir os direitos de produção. Para tal, foram realizadas negociações com o “pai” do Unimog, Albert Friedrich, e com os responsáveis da Boehringer Bros que culminariam na compra de todos os direitos a 27 de outubro de 1950.

A partir daí, a marca com sede em Estugarda seria responsável por produzir todo o tipo de exemplares do Unimog. Dada a sua versatilidade e a capacidade de transpor todo o tipo de terreno, seria produzido tendo em vista uma variedade de funções, desde a agricultura até ao uso militar. Ainda assim, o seu conceito original permaneceria relativamente inalterado com o passar do tempo.

Deixe um comentário

*