Honda NSX Type R imaculado está a ser leiloado

Honda NSX Type R View Gallery 12 photos

O exemplar teve apenas dois proprietários e possui somente 47 mil quilómetros no odómetro.

Se a Honda é reconhecida atualmente por fabricar alguns dos desportivos mais memoráveis dos últimos anos, deve-o, em grande parte, ao NSX. Apresentado ao público no Salão Automóvel de Chicago em 1989, o modelo marcou de forma indelével a história da marca japonesa ao ser primeiro desportivo a envergar a sigla Type R. Agora, um exemplar verdadeiramente imaculado está a ser leiloado.

Originalmente desenvolvido tendo em vista um desempenho superior ao NSX de produção, o desportivo acabaria por ser batizado com a designação Type R devido às capacidades vocacionadas para a competição (traduzido por “Racing” em inglês). Com isso em mente, os engenheiros japoneses apostariam num corte de peso que se traduziria numa redução total de aproximadamente 120 kg. Debaixo do capot, o motor V6 de 3 litros passaria a debitar 280 cv de potência graças a uma cambota derivada da competição, e seria instalada uma suspensão mais firme. De forma a manter a sua exclusividade, seriam produzidas somente 483 unidades, todas elas destinadas ao mercado japonês.

O exemplar que pode observar nas imagens retém o número de chassis #283 e foi comprado pelo segundo (e atual) proprietário, um colecionador de Hong Kong, há cerca de um ano. Percorreu cerca de 47 mil quilómetros desde que saiu de fábrica, mas foi mantido num estado de conservação absolutamente excecional. Uma suspensão desenhada à medida pela HKS foi a única modificação a que alguma vez foi submetido. Está a ser leiloado num evento online organizado pela empresa britânica Collecting Cars até à próxima sexta-feira. O preço da licitação atual situa-se nos 128 mil euros, mas é esperado que seja arrematado por um valor bem superior.

Deixe um comentário

*