Versão base do Porsche Taycan chega em março à Europa

Porsche Taycan teaser

Com apenas um motor elétrico e tração traseira, o novo membro da família já está à venda na China.

Enquanto não chega a variante crossover Cross Turismo do Taycan, a Porsche prepara-se para trazer para a Europa uma nova versão base do seu primeiro modelo elétrico – algo que está previsto para março. Pelo menos é o que o teaser agora revelado através das redes sociais da marca Zuffenhausen deixa antever. Trata-se de uma variante do Taycan equipada apenas com um motor e tração traseira, mas também com uma bateria com menor capacidade, que já é comercializada na China desde o ano passado. Este Taycan RWD (o quarto na imagem à esquerda, na mesma cor de apresentação na China), mais barato e menos potente que o 4S (que começa nos 110.886 euros em Portugal), chegará cerca de um ano depois do lançamento. Esteticamente, não haverá grandes diferenças a apontar face à restante gama do gran turismo elétrico.

Ao que tudo indica, esta nova versão de acesso do Taycan terá 408 cv, o que lhe permitirá acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 230 km/h. A principal desvantagem desta versão RWD será a bateria mais pequena, de 79,2 kWh, que permitirá uma autonomia abaixo dos 400 km (WLTP). Para tentar colmatar essa lacuna, em princípio, a Porsche disponibilizará para esta versão um pack opcional Performance Battery Plus com uma bateria de 93,4 kWh. Neste caso, a autonomia máxima com uma só carga ficará nos 489 km. Além disso, permitirá um incremento de potência para 476 cv em overboost.

As novidades na gama Taycan poderão não ficar por aqui. A versão Turbo poderá receber um aumento de potência, face aos 625 cv (680 cv em overboost) atualmente declarados. Este “upgrade” poderá estar relacionado com a iminente chegada do “irmão” Audi e-tron GT, que anuncia 646 cv na versão RS.

Deixe um comentário

*