Ferrari 400i de John McEnroe vai a leilão

Ferrari 400i View Gallery 9 photos

Modelo de 1982, que pertenceu à antiga estrela do ténis, é um tributo a Gilles Villeneuve.

O simples facto de um carro ter pertencido a uma celebridade faz com que normalmente seja mais valioso do que é normal. Mas o valor sobe ainda mais quando se trata de uma edição especial. É o caso do Ferrari 400i, um gran turismo de 2+2 lugares com motor V12 de 340 cv (mais 25 cv do que o 400i convencional), que pertenceu ao antigo tenista John McEnroe que foi feito em jeito de homenagem ao piloto Gilles Villeneuve, que morreu de forma trágica no G. P. da Bélgica de F1, em Zolder, em 1982. Este exemplar foi apresentado pela Ferrari no Salão de Paris desse ano possui uma cor exterior preto Nero Tropicale com um interior igualmente em preto, mas com quatro bancos em couro Pelle Beige.

Após ter sido apresentado no Salão, o carro teve como primeiro cliente o francês Charles Pozzi. Poucos anos depois foi exportado para os EUA e foi comprado por McEnroe em 1988, que na altura era o tenista mais mediático do mundo. Não se sabe quanto tempo fico na posse do polémico tenista, apenas que em 2015 foi leiloado pela primeira vez no eBay e que agora está na Holanda. Este 400i não foi alvo de grandes modificações. O vendedor assegura que o modelo tem uma pintura nova e teve apenas pequenas intervenções. Entre elas inclui-se a mudança dos travões (servofreio), escape (em aço inoxidável), assim como o sistema de ignição, coluna de direção, velocímetro, botão do porta-luvas, fecho central e sinoblocos. Este Ferrari 400i vai ser leiloado “online” através da plataforma Catawiki a 7 de fevereiro. Estima-se que este carro certificado pela “Ferrari Classiche” possa ser arrematado entre 80 e 88 mil euros.

O Ferrari 400 foi lançado em 1976 e foi rebatizado 400i em 1979 quando recebeu um sistema de injeção Bosch K-Jetronic. Desenhado por Pininfarina, tinha um motor V12 4.8 e a sua grande novidade era uma caixa automática de três velocidades Hydramatic de origem General Motors (utilizada na altura pela Cadillac ou Rolls-Royce). Foram produzidos pouco mais de 1300 exemplares do 400i.

Deixe um comentário

*