Audi RS 3 de competição abre caminho para modelo de produção

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Concebido para as corridas de TCR, o novo RS 3 LMS conta com um motor 2.0 de 340 cv.

A Audi revelou a segunda geração do RS 3 LMS, um carro de competição feito com base no A3 Limousine, cujas primeiras entregas estão previstas ainda no decorrer deste ano. Concebido especialmente para corridas de TCR este modelo de corridas de acesso para “gentlemen drivers” abre caminho para o novo RS 3 de estrada. O novo RS 3 LMS conta com um motor 2.0 de quatro cilindros turbo (EA888) – com apenas a ventilação da tampa da válvula com um separador de óleo e o sistema de escape a serem adaptados -, debitando 340 cv às 6250 rpm e 420 Nm às 2500 rpm. A potência é direcionada para o eixo dianteiro através de uma caixa sequencial de seis velocidades de acionamento pneumático e com patilhas no volante, acompanhada de uma embraiagem de dois discos 800 gramas mais leve, e com a ajuda de um diferencial anti-deslizamento multidisco com pré-carga ajustável. Contudo, espera-se que o RS 3 de série, que tem chegada prevista ainda para este ano, surja com um 2.5 de cinco cilindros turbo com mais de 400 cv e associado a um sistema de tração integral quattro. Existem também modificações importantes operadas ao nível da suspensão, com um novo desenho do eixo dianteiro com configuração MacPherson, de modo a facilitar a alteração dos parâmetros sempre que for necessário, e um eixo traseiro com quatro braços.

Visualmente, o RS 3 LMS conta com um novo avental dianteiro com entrada de ar e um novo sistema de arrefecimento para o motor e travões. A isso junta uma decoração especial da Audi Sport, grelha do radiador sobredimensionada, ponteira de escape central e uma asa traseira fixa gigantesca. O interior é o mais “despido” possível, incluindo um volante com o painel de controlo e revestimento em Alcantara, além de cumprir com os requisitos obrigatórios para participar em corridas da FIA, com um arco de segurança em aço, cintos de segurança de seis apoios, bacquets com redes, extintor, um depósito de combustível especial e zona de evacuação no tejadilho. Por motivos de segurança, o banco do condutor foi movimentado um pouco mais para o centro do carro.

Na primeira geração do RS 3 LMS, a Audi produziu 180 unidades desde 2016 – o número mais alto de sempre do fabricante que neste período alcançou 279 vitórias e 764 presenças no pódio em 1051 corridas disputadas um pouco por todo o mundo. Ao todo, o A3 de corridas venceu 38 campeonatos e 16 títulos por pilotos.

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