Jaguar E-Type mais rápido do mundo vai a leilão

Jaguar E-Type V12 Racing View Gallery 4 photos

Conhecido como “a besta”, este modelo de competição totalmente restaurado conta com os préstimos de um motor V12.

Após um profundo e complexo trabalho de restauro foi possível recuperar um protótipo de um Jaguar E-Type de competição. Conhecido como “The Beast” (a besta), este modelo único que é considerado o E-Type mais rápido do mundo, vai agora ser proposto a leilão.

A história deste roadster especial começa quando Fred Cliffe escolhe um E-Type de 1971 e em 1977 começou a trabalhar num protótipo de competição com um motor V12 com 7,3 litros de capacidade (colocado numa posição 15 cm mais baixa e mais retraído comparativamente com o carro de estrada) a debitar 761 cv e 920 Nm, que foi desenvolvido pela Rob Beere Racing durante 13 anos e conduzido por Malcom Hamilton. Estas caraterísticas permitem-lhe atingir uma velocidade máxima superior a 290 km/h e de acelerar de 0 a 241 km/h em oito segundos. Durante a década de 1990, “The Beast” dominou na sua categoria, tendo alcançado 52 vitórias e 87 presenças no pódio. A vida deste Jaguar foi suspensa abruptamente com um acidente em 2001 em Oulton Park. Em consequência disso, o carro foi desmantelado e guardado até ter sido vendido ao atual proprietário, que pacientemente o reconstruiu de acordo com as especificações originais. O “The Beast” inclui ainda discos de travão AP Racing, pinças de seis êmbolos à frente e de quatro atrás, suspensão específica, carroçaria em fibra de vidro, alumínio e fibra de carbono, além de jantes de 18 polegadas XJ220 Le Mans e pneus Dunlop 305/65.

Este Jaguar E-Type único vai ser leiloado pela Hampson Auctions a 28 de abril em Thornton Manor (Wirral, no Reino Unido). Não foram reveladas as estimativas de preço.

Deixe um comentário

*