Gordon Murray T.50s homenageia Niki Lauda

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Edição limitada de competição tem 735 cv e é capaz de gerar até 1500 kg de “downforce”.

A Gordon Murray Automotive (GMA) revelou o T.50s “Niki Lauda” (no dia em que nasceu o já falecido tricampeão mundial de Fórmula 1, também correu com o Brabham BT46B de Murray), uma variante de pista do hipercarro T.50. Esta derivação ainda mais extrema foi desenvolvida em paralelo com o modelo “road legal” é limitada a 25 unidades e começará a ser entregue em janeiro de 2023. Este T.50s recorre a uma versão mais potente do motor V12 3.9 naturalmente aspirado de origem Cosworth, com 735 cv (mais 72 cv face ao modelo de estrada) às 11.500 rpm e 485 Nm às 9000 rpm. Isto significa que o T.50s possui uma relação peso/potência de 836 cv/tonelada. A novo carro é capaz de rodar a um máximo de 12.100 rpm. Este motor (28 kg mais leve) é alimentado por uma caixa de indução RAM colocada no tejadilho, surgindo acompanhado de um sistema de escape direto mais leve e com paredes mais finas produzido pela Inconnel, cabeças dos cilindros modificadas, um novo sistema de admissão, uma nova unidade de controlo do motor reprogramada, além de surgir acoplado a uma nova caixa sequencial de seis velocidades com patilhas no volante da X-Trac. A taxa de compressão passou a ser de 15:1.

Esta variante específica para circuito pesa 825 kg, menos 161 kg comparativamente com o T.50 de estrada. Todos os painéis exteriores do modelo “track only” são feitos de fibra de carbono. Além do mais, as molas, amortecedores e barras antiaproximação foram afinadas para pista, e a suspensão foi rebaixada em 87 mm à frente e 116 mm atrás. A ventoinha de 400 mm do T.50 capaz de gerar 7000 rpm permanentes em modo “downforce” manteve-se nesta versão “s”, mas agora é combinada com um difusor maior e uma nova asa de maiores dimensões. A frente encaixa painéis renovados que permitem melhorar a circulação do ar nas laterais, uma entrada de ar central debaixo do “nariz”, novos difusores dianteiros ajustáveis, um lábio dianteiro mais saliente e uma barbatana ajustável na asa traseira. Segundo a GMA, o T.50s é capaz de produzir até 1500 kg de “downforce”. Por dentro, o novo modelo de competição tem uma configuração de dois lugares (em vez de três), mantendo a posição de condução central com uma bacquet em carbono e um passageiro atrás do lado esquerdo. À direita, em vez do segundo lugar de passageiro, foi encaixado um extintor, acompanhado de um comando vertical na zona dos pés. Destaque ainda para o novo volante retangular em fibra de carbono e para um único ecrã de telemetria, capaz de projetar também um “feed” de vídeo.

Todos os proprietários do T.50s terão direito a um acompanhamento e manutenção personalizada. A juntar a isso, cada exemplar contará com um Trackspeed Package que inclui apoio técnico e de equipamento para o carro andar em pista, incluindo ferramentas e equipamento de reabastecimento. Será possível personalizar a cor de cada carro. Cada carro receberá a designação de cada um dos carros em que os carros feitos por Murray venceram. O primeiro deverá chamar-se Kyalami 1974 e os restantes seguirão a ordem cronológica das vitórias na F1. O preço começa nos 3,5 milhões de euros, antes de impostos.

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