Gunther Werks anuncia 993 Speedster Remastered

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Restomod de formato “open top” é uma versão mais leve do derradeiro 911 arrefecido a ar.

Em 2017, a Gunther Werks lançou uma reinterpretação moderna de um dos 911 mais queridos de sempre, o 993 – o derradeiro com motor arrefecido a ar. Este coupé 400R é o detentor do recorde da volta mais rápida a Laguna Seca (nos EUA) para um modelo de estrada “air cooled”, com 1 minuto 30,99 segundos, alcançado durante as 24 Horas de Daytona de 2020 com Randy Pobst ao volante (roubando dois segundos ao recorde anterior). Agora, o preparador californiano propõe uma variante de carroçaria “open top” do mesmo carro, a que atribuiu a designação de 993 Speedster Remastered. Tal como sucede com a versão fechada, esta versão aberta conta com uma suspensão “aftermarket” com afinação de competição e conta com o motor 4.0 de seis cilindros boxer arrefecido a ar numa versão modificada pela Rothsport Racing capaz de enviar mais de 440 cv para o eixo traseiro através de uma caixa manual da Getrag reformulada. A suspensão mais leve foi desenvolvida com a ajuda da Eisenlohr Racing e da JRZ.

Nesta versão Speedster, a Gunther Werks reforçou o chassis e melhorou a segurança na zona normalmente ocupadas pelos bancos traseiros com a instalação de um “arco de Santo António”. O teto em lona é arrumado por debaixo de um painel em fibra de carbono, que conta com apontamentos aerodinâmicos que remetem para os 911 Speedster das gerações 930 e 964. A asa traseira proeminente “duck tail” com entrada de ar para o motor é outro elemento retro, desta vez alusivo ao Carrera RS 2.7 de 1973. Para compensar o aumento de peso desta versão, foi incluído um capot com revestimento em fibra de carbono (25% mais leve), bancos em carbono ocos (posicionados numa posição mais baixa) e jantes forjadas de cinco raios com porca de aperto central. As alterações não ficam por aqui, com a inclusão de um para-brisas com um ângulo mais baixo (cujo vidro pode ser removido), de um lábio dianteiro em fibra de carbono, além de o interior ser equipado com materiais à prova de água e os bancos foram rebatidos de modo a manterem o condutor e o passageiro fora do fluxo de ar. O escape possui da Inconel possui ponteiras impressas em 3D, há capas dos espelhos e puxadores das portas em alumínio, mas também coberturas em acrílico para os refletores da frente. No interior, há uma consola central feita de uma peça única em alumínio, um painel de instrumentos em fibra de carbono que inclui luzes em LED para orientar as passagens de caixa e cintos de segurança com cinco apoios. Destaque ainda para os pedais colocados numa posição mais ergonómica face ao modelo original.

A apresentação oficial do 993 Speedster Remastered está agendada para agosto. Tal como sucedeu com o coupé, a Gunther Werks vai construir 25 unidades do Speedster. O preço não foi revelado, mas deverá rondar os 465 mil euros da conversão do “hard top”. A produção deverá arrancar no início de 2022, assim que a produção do coupé esteja concluída.

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