Novo Mercedes-AMG C63 será híbrido plug-in com 557 cv

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Versão de topo do novo Classe C contará com um motor 2.0 de quatro cilindros turbo a funcionar com três motores elétricos.

A nova geração do Mercedes-Benz Classe C foi mostrada esta semana, mas a coroa de glória continuará a ser o C63 que será desvendado ainda este ano e que chegará ao mercado no início de 2022. A grande novidade neste “C” de topo é a troca do tradicional motor V8 por um sistema híbrido plug-in com base num quatro cilindros. Esta mudança foi motivada pelas emissões de CO2. Assim, o novo C63 AMG 4Matic+ EQ Power Sport será um desportivo significativamente mais eficiente face ao antecessor, apesar de bater o seu antecessor em potência, binário e prestações. Segundo adianta a Car Magazine, este será o C63 mais complexo até hoje, que conjugará um motor 2.0 de quatro cilindros turbo M139 (igual ao do A45) com 421 cv, auxiliado por um motor elétrico com 200 cv posicionado no eixo traseiro, outro a funcionar como gerador/motor de arranque e por fim outro motor integrado no turbo, para assim colmatar o atraso na resposta do mesmo. No total, o sistema propulsor deste C63 disponibilizará 557 cv e um binário máximo de 700 Nm – mais 47 cv que o antecessor C63 S. Em termos de prestações, a nova arma de Affalterbach deverá ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos (0,6 segundos mais rápido do que o antigo C63 S) e de atingir uma velocidade máxima será de 291 km/h, mesmo com as baterias descarregadas.

O novo C63 contará de série com um sistema de tração integral ativo 4Matic+ com um modo drift integrado, funcionando em exclusivo com uma caixa automática de nove velocidades, uma suspensão adaptativa e pneus maiores no eixo posterior. Ao contrário das restantes variantes do Classe C, que contam com um sistema elétrico de 48V, o C63 incluirá um sistema de 400V, o que permitirá carregar a bateria de forma mais rápida, aumentando a autonomia em modo elétrico para um máximo de 64 km. O módulo híbrido pesa cerca de 250 kg, fazendo com que o peso do C63 se aproxime dos 2000 kg. O facto de se utilizar um quatro cilindros debaixo do capot contribuiu para uma dieta de 60 kg e para atingir uma distribuição de peso 50:50.

Antes do C63 será mostrado o modelo que faz a ponte a gama convencional e esta variante de topo, o C43 híbrido.

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