Peugeot 205 Turbo T16 que pertenceu a Jean Todt vai a leilão

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Rara unidade de homologação com 230 cv é uma de quatro pintadas em branco.

O Peugeot 205 Turbo T16 “Serie 200” especial de homologação é um dos carros mais desejados por colecionadores de carros de ralis. Agora, a Aguttes On Wheels vai leiloar um dos exemplares mais especiais desta série limitada – o carro que vê nas imagens cujo proprietário foi nada mais nada menos do que Jean Todt (presidente da FIA e na altura o homem responsável pela Peugeot Talbot Sport, a autora do 205 Turbo 16 de ralis – arma da Peugeot para correr no Grupo B do Campeonato do Mundo de Ralis). Este é também um de apenas quatro exemplares que foram fabricados originalmente em branco Pearl (todas as outras foram pintadas em cinzento Winchester). As outras três unidades nessa cor rara tiveram como destino o presidente da Peugeot, Jean Boillot; o diretor técnico da marca, André de Cortanze; e o lendário piloto Didier Pironi. Depois de sair das mãos de Todt, em 1988, este exemplar que agora vai a leilão passou para um engenheiro da Peugeot que o registou com o número 7106 TA 25.

Apesar de ter as linhas principais e as óticas semelhante ao 205 convencional, o 205 Turbo 16 é autentico protótipo de competição feito com base num chassis tubular e com a carroçaria revestida por materiais compósitos. Este T16 tinha tração integral e um motor colocado numa posição central transversal. Para poder homologar o 205 Turbo 16 para o WRC, a Peugeot teve de produzir um mínimo de 200 unidades com a mesma configuração do modelo de competição. Com efeito, a marca de Sochaux acabou por produzir 219 unidades divididas por duas séries, todas equipadas com um motor 1.8 de quatro cilindros turbo de 16 válvulas da família XU a debitar 200 cv (metade da potência do modelo de competição). Contudo, segundo a leiloeira esta unidade que pertenceu a Todt foi especialmente preparada de modo a alcançar 230 cv. Por dentro, este modelo produzido em Heuliez tinha um volante de dois raios com a instrução Turbo 16 e bacquets em dois tons em couro e tecido com o desenho de “leão” gravado.

Esta foi a 33ª unidade da primeira série limitada a 200 cópias do 205 T16 “road legal”, tendo sido registada em Paris no ano de 1985 pela Peugeot. Com apenas 9900 km no odómetro e ainda com a caixa manual e a pintura de origem (com exceção das riscas laterais Peugeot Talbot Sport), esta unidade foi recente alvo de uma cuidadosa inspeção, tendo recebido novos pneus Michelin TRX, uma nova bomba de combustível e uma correia de transmissão. O carro vai ser leiloado a 21 de março, estimando-se que possa ser arrematado entre 300 e 400 mil euros.

O 205 T16 de corridas venceu 16 provas do mundial de ralis, tendo dominado o Grupo B em 1985 e 1986, com a conquista do título individual e de construtores.

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