Yamaha está a desenvolver motor para supercarros elétricos

Yamaha está a desenvolver motor para carros elétricos View Gallery 2 photos

Novo propulsor de dimensões compactas funciona associado a um sistema de 800V e debita 476 cv.

A Yamaha Motors revelou um novo motor elétrico de alta densidade energética e elevada potência com vista a ser fornecido a fabricantes de supercarros elétricos. O motor funciona em conjunto com um sistema elétrico de 800V e debita 350 kW/476 cv. O principal atributo deste motor é o seu reduzido tamanho, além de incluir num único conjunto o motor, a caixa de velocidades e o inversor. Segundo o construtor, é possível utilizar vários destes motores num único carro. A título de exemplo, dois destes motores juntos permite um débito de potência a rondar os 1000 cv. Além disso, tal como é possível ver na foto ilustrativa deste novo motor, é possível incluir quatro motores (um por roda) para um total de 1400 kW/1903 cv – um valor similar ao do Rimac C_Two.

O protótipo do motor de 350 kW e de outros motores elétricos da Yamaha serão mostrados na Automotive Engineering Exposition que se realizará entre 26 e 28 de maio em Yokohama (no Japão).

Desde 2020, a marca nipónica está a aceitar encomendas para desenvolver protótipos de motores elétricos com potências a variar entre 35 kW/47 cv e 150 kW/200 cv para motos, automóveis e outras aplicações.

Recorde-se que a Yamaha já forneceu motores térmicos a marcas como a Ford, Lotus, Toyota e Volvo. Além disso, esteve na Fórmula 1 entre 1989 e 1997 na mesma condição.

Deixe um comentário

*