Crossover Ford Evos é o sucessor do Mondeo

Ford Evos View Gallery 7 photos

Modelo que mistura elementos de uma berlina e de um SUV ainda não está confirmado para a Europa.

A Ford confirmou que vai deixar de produzir a gama Mondeo (conhecida pelo nome Fusion nos EUA) em março de 2022. E o seu sucessor foi agora mostrado no Salão de Xangai, na China, e chama-se Evos. O novo modelo do segmento D (que recupera o nome de um protótipo de 2011) é um crossover que mistura elementos de uma berlina e de um SUV. O Evos foi desenvolvido na China, será produzido no âmbito do consórcio Changan Ford para o mercado local. No entanto, posteriormente, espera-se que o crossover venha a ser aposta nos EUA. Nesta altura, não está confirmado se virá para a Europa – onde viria medir forças, de certa forma, com o novo Citroën C5 X.

Espera-se que o Evos seja aposta com um motor híbrido. No lançamento será aposta uma 1st Edition mais equipada e com detalhes em cor de laranja por dentro e por fora. O novo modelo terá jantes de 19 polegadas e contará com uma opção de carroçaria em dois tons (com tejadilho em preto). Visualmente, o Evos segue alguns elementos do Mustang Mach-E – embora seja de esperar que o modelo possa vir ter uma frente adaptada caso venha a ser aposta no Velho Continente.

No interior, o crossover carateriza-se por um ecrã com 1,1 metros de largura, combinando um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e um ecrã central gigante 4K com 27 polegadas para o sistema de infotainment que se prolonga até à saída de ventilação do passageiro da frente – que se pode tornar numa espécie de “co-piloto” uma vez que tem o ecrã ao seu alcance – e que incorpora um assistente pessoal com inteligência artificial cujo software foi desenvolvido com ajuda dos chineses da Baidu. Na Europa, a Ford utilizará um sistema operativo de origem Google. O novo modelo permite efetuar atualizações “over the air”. A Ford aproveita este modelo para introduzir um novo sistema de condução semiautónoma de nível 2 chamado BlueCruise, que possibilita, em determinadas situações, operar em modo “mãos livres”.

Deixe um comentário

*