Novo Skoda Fabia exibe visual mais desportivo

Skoda Fabia View Gallery 5 photos

Agora com a plataforma MQB-A0, o utilitário checo será revelado no início de maio.

A Skoda libertou um conjunto de “sketches” da quarta geração do Fabia. O utilitário checo tem apresentação agendada para o início de maio.

Uma das principais novidades é que o modelo do segmento B adotará a plataforma modular do grupo VW, a MQB-A0 (presente, entre outros, no “irmão” VW Polo – cujo facelift foi apresentado há poucas horas). As imagens “teaser” agora reveladas mostram que o Fabia terá linhas mais aguçadas face ao antecessor. Nalgumas delas é possível ver em detalhe os faróis (mais baixos e mais estreitos) e os farolins full-LED (estes últimos, mais largos, a prolongarem-se até à tampa da mala, como sucede com o Polo).

O novo Fabia terá 4107 mm de comprimento e 1780 mm de largura, o que equivale a mais 11,1 cm de comprimento e 4,8 cm de largura face ao modelo anterior. Além de 7 mm mais baixo, o novo modelo viu a distância entre eixos crescer cerca de 9 cm, de modo a providenciar mais espaço para as pernas dos ocupantes dos lugares posteriores. Já a capacidade da bagageira crescerá em 50 litros para um total de 380 litros – extensíveis a 1190 litros. A marca de Mladá Boleslav diz que o coeficiente aerodinâmico baixo de 0,32 para 0,28, o que contribui para uma redução dos consumos. Na dianteira do hatchback de cinco portas, há uma entrada de ar ativa com a grelha do radiador (mais larga) ajustável automaticamente – o que segunda a marca permite reduzir os consumos na ordem dos 0,2 l/100 km. A gama de motores apenas composta por versões a gasolina tem a presença confirmada do 1.5 TSI Evo de quatro cilindro turbo a gasolina com 150 cv e 250 Nm acoplado em exclusivo a uma caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades. A base da gama estarão os motores 1.0 TSI Evo de três cilindros turbo com versões de 95 e 110 cv (a primeira com uma caixa manual de cinco velocidades e a mais potente com opção DSG). Não há opções Diesel.

O novo Fabia estará à venda na segunda metade deste ano. Entretanto, a Skoda já garantiu que haverá uma nova carrinha Fabia Combi a lançar no início de 2023, com a promessa de uma mala ainda maior.

Deixe um comentário

*