Hyundai N prepara crossover elétrico

Render do Hyundai Ioniq 5 N Line

Divisão desportiva da marca sul-coreana poderá também trazer para a Europa o Elantra N.

Coincidindo com a apresentação do Kauai N, no âmbito do evento N Days, a Hyundai adiantou que vai enriquecer a gama de desportivos da divisão N com um modelo elétrico. Segundo o responsável pelo desenvolvimento técnico da marca sul-coreana, está em causa um modelo derivado da submarca Ioniq – que para já tem como único membro o crossover Ioniq 5 (na imagem um “render” da versão N Line) que recorre à nova base modular e-GMP e que tem atualmente a versão mais potente com 306 cv e 605 Nm. Isto significa que poderemos estar perante um possível concorrente do Skoda Enyaq iV RS, entre outros. A referida plataforma permite que a Hyundai possa criar um modelo mais potente, tal como já foi possível ver com o “irmão” Kia EV6 que na versão GT tem 585 cv e 740 Nm.

A Hyundai está também a estudar a possibilidade de vir a lançar o Elantra N na Europa, caso a procura o justifique. Este modelo (que partilha o conjunto motor/caixa com o i30 N Performance e o Kauai N, ou seja, 280 cv e caixa de dupla embraiagem de oito velocidades) encontra-se ainda em fase de desenvolvimento e destina-se para já ao mercado norte-americano. Outro dos candidatos a receber o tratamento N é o SUV Tucson, sobretudo a pensar também nos EUA. Além do mais, a vontade dos clientes poderá também fazer com que a marca sul-coreana disponibilize uma opção com caixa manual no Kauai N.

O foco da N em modelos sustentáveis foi reforçado durante a apresentação e um dos projetos que estão na calha é o de um supercarro a hidrogénio. Nesta fase já estão a ser testados alguns protótipos – faltando apenas “receber luz” verde para a produção. Segundo o responsável principal da divisão N, a fuel cell poderá contribuir para aumentar a potência e a autonomia de um futuro modelo de referência desportiva. Isto significa que a pilha de combustível deverá funcionar como extensor de autonomia.

Deixe uma resposta

*