Land Rover prepara protótipo de Defender a hidrogénio

Land Rover Defender

Testes da versão FCEV do “off-roader” britânico arrancam ainda este ano.

A Jaguar Land Rover (JLR) está a trabalhar no Project Zeus, do qual faz parte um Defender “fuel cell”. A empresa britânica está, portanto, a analisar a possibilidade de incluir um sistema a hidrogénio no seu “off-roader” de tração às quatro rodas. Os testes dos primeiros protótipos deste Defender Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV) em condições reais de estrada e em todo o terreno começam ainda este ano.

A JLR acredita que o hidrogénio desempenhará um papel fulcral no futuro da mobilidade juntamente com os modelos 100% elétricos, uma vez que oferece outra solução “zero emissões” que permite reabastecimentos rápidos e boa autonomia a baixas temperaturas. Aliás, a o grupo almeja atingir a neutralidade carbónica até 2039 e ter apenas modelos livres de emissões poluentes nas estradas até 2036. Nesse sentido, a Jaguar espera transitar para a eletrificação total até 2025 e a Land Rover quer oferecer uma opção 100% elétrica em todas as gamas até 2030. Até ao final desta década, a Land Rover espera que os modelos elétricos representem 60% das suas vendas. Apesar de estar prevista a introdução de um Defender elétrico a médio-prazo, tudo indica que antes disso poderemos vir a ter no mercado uma versão do SUV movida a pilha de combustível.

O projeto Zeus está a ser financiado pelo governo britânico e conta com parceiros como a Delta Motorsport, AVL, Marelli Automotive Systems e o centro de industrialização de baterias do Reino Unido. A Jaguar Land Rover estima que em 2030 poderão existir 10 milhões de carros a hidrogénio nas estradas e mais de 10 mil postos de abastecimento.

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