Audi Grand Sphere antecipa novo A8

Render do Audi Grand Sphere Concept

Protótipo que será mostrado daqui a dois meses abre caminho para o tecnológico “Landjet” a lançar em 2025.

A Audi quer enveredar pela eletrificação total a partir de 2030 e dará um passo importante nesse sentido com o Project Artemis, sob a forma de um carro elétrico de referência a lançar em 2025. Contudo, já em setembro no Salão de Munique, será dada a primeira amostra do que aí vem com o Grand Sphere concept. Este protótipo abre caminho para um sucessor do A8, para o topo da gama, para já conhecido pelo nome de código “Landjet” (na imagem um “render” da Autocar).

Simultaneamente, este concept car será uma montra para a tecnologia de condução autónoma de nível 4, através da qual o condutor já não precisa de intervir, em determinadas circunstâncias. O responsável de design da Audi, Marc Lichte, acrescenta que o protótipo abre também caminho para uma nova abordagem em desenhar os carros, focada sobretudo em aproveitar ao máximo o espaço interior. Aliás, o interior será inspirado nos luxuosos aviões privados. Em causa não estará uma berlina tricorpo como o A8, mas sim um GT elétrico com uma silhueta inspirada no A7 Sportback que servirá para medir forças com o Mercedes-Benz EQS. O Grand Sphere será uma evolução do protótipo Aicon de 2017.

O Project Artemis (que está a ser gerido por Alex Hitzinger, antigo responsável do programa de competição da Porsche, em colaboração com Oliver Hoffmann, ex-responsável pelo departamento de tecnologia da Audi) tem a tarefa de mostrar uma nova plataforma (a SSP, que combina elementos da MEB com outros da PPE) e novo software (uma evolução do VW.OS, desenvolvido pela Cariad) para uma futura geração de carros elétricos e autónomos da Audi. Este “Landjet” será um dos primeiros modelos do grupo VW a utilizar uma nova geração de baterias monocélula que possibilitará uma autonomia em redor de 600 km (WLTP). O novo modelo de topo da marca de Ingolstadt contará com um sistema elétrico de 800V que permitirá carregamentos até 350 kW.

O novo protótipo será um de três “show cars” para nova era 100% elétrica, ultraconectada e semiautónoma. Os outros dois chamam-se Urban Sphere, que será apresentado em 2022, e o outro Sky Sphere, um coupé que será apresentado já em agosto em Pebble Beach.

Deixe um comentário

*