Lamborghini Miura vai a leilão após 40 anos num armazém

Lamborghini Miura P400 S By Bertone

Miura P400 S de 1971 poderá chegar aos 1,9 milhões de euros.

Considerado o primeiro supercarro de motor central da história, o Lamborghini Miura não é propriamente um carro recorrente de “barn find”. Mas foi precisamente o que aconteceu com este exemplar datado de 1971 que permaneceu 40 longos anos num armazém na baía da Califórnia até ter sido restaurado na íntegra. Este P400 S pertenceu a uma estudante iraniana de 19 anos na altura em que frequentava a Universidade da Califórnia. A jovem andou com o carro durante dois anos até que um acidente a obrigou a encosta-lo para que fosse reparado. A intervenção tinha um grau de complexidade significativo, como tal o carro acabou por ser vendido. O novo dono, o carroçador San Mateo, encomendou peças para o carro em 1977, mas nunca chegou a materializar a reparação, deixando-o ao abandono num armazém durante mais de quatro décadas. Este Miura com o número de chassis 4761, foi entretanto comprado por um entusiasta do modelo em 2019 que recuperou a carroçaria com a ajuda da Beckman Metal Works e de Chris Morgan da Morgan Images (num processo que demorou oito meses a concluir) e o motor com ajuda do especialista Jeff Stephan. O dono resolveu não manter a cor original do carro, um branco-acinzentado, optando por um cinza metalizado. Já o interior mantem o esquema azul original.

Só foram feitas cerca de 50 unidades do Miura P400 S, que tinha mais 20 cv (para um total de 370 cv saídos do V12 3.9) face ao modelo original, e fez a transição entre o S e o SV. O P400 S mantem os para-lamas curtos e as “pestanas” nos faróis do modelo original, embora inclua uma estrutura reforçada, carburadores maiores da Weber, além de novos coletores de admissão e cabeças dos cilindros do SV.

O carro com cerca de 26 mil km registados no odómetro será leiloado pela RM Sotheby 14 de agosto em Monterey, na Califórnia, estimando-se que possa ser arrematado entre 1,5 e 1,9 milhões de euros.

Deixe um comentário

*