Toyota vence 24 Horas de Le Mans com novo Hypercar

#7 da Toyota foi o vencedor deste ano em Le Mans

#7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez terminou em primeiro. Para os portugueses foi um dia para esquecer.

A Toyota venceu as 24 Horas de Le Mans pela quarta vez consecutiva. Nesta 89ª edição, a de estreia dos Hypercar como categoria de referência, o Toyota GR010 Hybrid com o #7, comandado pelo trio formado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez foi quem levou a melhor. Este carro liderou durante grande parte da corrida, mas houve alguns sustos pelo meio, nomeadamente quando Kobayashi teve uma saída de pista hoje de manhã e Conway teve um furo. Logo atrás ficou o outro Toyota, com o #8, pilotado por Sebastién Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley – ainda assim uma ótima prestação, tendo em conta que no início da corrida Buemi fez um pião numa das primeiras curvas, na sequência de um toque do Glickenhaus #708, fazendo o carro cair na classificação. Em terceiro lugar ficou o Alpine A480-Gibson, com André Negrão, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere.

Hoje foi um dia pouco feliz para os pilotos portugueses. António Félix da Costa ainda começou bem superando alguns dos Hypercar, com a pista molhada, o que lhe permitiu chegar ao segundo lugar da geral na primeira hora de corrida. Quando entregou o carro ao seu companheiro de equipa, “Formiga” liderava na sua classe, com um minuto de vantagem, mas Anthony Davidson deitou tudo a perder com uma saída de pista. Além disso, uma fuga de óleo obrigou a uma paragem de mais de meia hora, o que comprometeu definitivamente as hipóteses do #38 JOTA de lutar pela vitória. A equipa acabou por concluir a corrida no 19ª lugar e oitavo na sua categoria. No caso de Filipe Albuquerque, aos comandos do #22 da United, um problema no alternador do Oreca que obrigou a uma paragem de mais de meia hora, impossibilitou a equipa de revalidar a vitória, tendo ficado em 18.º da sua categoria.

Entre os LMP2 a vitória foi para a WRT. O #41 (Kubica, Delétraz /Ye) liderou grande parte da corrida, mas na última volta ficou parado em pista, abrindo caminho para a vitória dos colegas com o #31 (Frijns/Habsburg/Milesi). Seguiram-se o Jota #28 (Gelael/Vandoorne/Blomqvist) e o #65 da Panis Racing (Canal/Stevens/Allen). Em LMGTE a Ferrari dominou nos Pro e nos AM. Também no LMGTE Pro a sorte na esteve com os portugueses. Álvaro Parente no Porsche #72 acabou por desistir hoje de manhã.

Resultados:

Cla         #             Pilotos                                              Car                                       Class                     Voltas

1            7             Conway/Kobayashi/ Lopez          Toyota GR010 – Hybrid   HYPERCAR          371

2             8             Buemi/Nakajima/Hartley              Toyota GR010 – Hybrid  HYPERCAR          369

3             36          Negrao/Lapierre/Vaxiviere          Alpine A480      HYPERCAR                         367

4             708        Derani/Mailleux/Pla                      Glickenhaus 007 LMH    HYPERCAR          367

5             709        Briscoe/Westbrook/Dumas         Glickenhaus 007 LMH   HYPERCAR          364

6             31          Frijns/Habsburg/Milesi                 Oreca 07             LMP2                                   363

7             28          Gelael/Vandoorne/Blomqvist      Oreca 07            LMP2                                   363

8            65          Canal/Stevens/Allen                      Oreca 07             LMP2                                   362

9             23          di Resta/Lynn/Boyd                      Oreca 07             LMP2                                   361

10          34          Smiechowski/van der Zande/Brundle      Oreca 07            LMP2                    360

11          48          Lafargue/Chatin/Pilet                   Oreca 07             LMP2                                   359

12          26          Rusinov/Colapinto/de Vries        Aurus 01            LMP2                                   358

13          38          Gonzalez/Felix da Costa/Davidson           Oreca 07            LMP2                    358

14          30          Binder/Rojas/Gommendy             Oreca 07            LMP2                                   357

15          21          Hedman/Hanley/Montoya           Oreca 07            LMP2                                   356

16          29          van Eerd/van der Garde/Van Uitert         Oreca 07            LMP2                    356

17          70          Garcia/Duval/Nato                        Oreca 07             LMP2                                   356

18          20          Andersen/Taylor/Sorensen          Oreca 07            LMP2                                   353

19          39          Capillaire/A. Robin/M. Robin      Oreca 07             LMP2                                   352

20          51          Guidi/Calado/Ledogar                  Ferrari 488 GTE EVO       LMGTE PRO        345

21          63          Garcia/Taylor/Catsburg               Chevrolet Corvette C8.R  LMGTE PRO     345

22          92          Estre/Jani/Christensen                 Porsche 911 RSR             LMGTE PRO        344

23          91          Bruni/Lietz/Makowiecki                Porsche 911 RSR            LMGTE PRO        343

24          44          Konopka/Webb/Konopka             Oreca 07            LMP2                                   342

25          83          Perrodo/Nielsen/Rovera              Ferrari 488 GTE EVO      LMGTE AM         340

26          33          Keating/Pereira/Fraga                  Aston Martin Vantage AMR LMGTE AM 339

27          80          Cressoni/Mastronardi/Ilott          Ferrari 488 GTE EVO      LMGTE AM         338

28          74          Winslow/Corbett/Cloet               Ligier JSP 217     LMP2                                   338

29          49          Fjordbach/J. Magnussen/K. Magnussen               Oreca 07             LMP2     336

30          60          Schiavoni/Ruberti/Giammaria     Ferrari 488 GTE EVO      LMGTE AM         335

Deixe uma resposta

*