#7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez terminou em primeiro. Para os portugueses foi um dia para esquecer.
A Toyota venceu as 24 Horas de Le Mans pela quarta vez consecutiva. Nesta 89ª edição, a de estreia dos Hypercar como categoria de referência, o Toyota GR010 Hybrid com o #7, comandado pelo trio formado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez foi quem levou a melhor. Este carro liderou durante grande parte da corrida, mas houve alguns sustos pelo meio, nomeadamente quando Kobayashi teve uma saída de pista hoje de manhã e Conway teve um furo. Logo atrás ficou o outro Toyota, com o #8, pilotado por Sebastién Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley – ainda assim uma ótima prestação, tendo em conta que no início da corrida Buemi fez um pião numa das primeiras curvas, na sequência de um toque do Glickenhaus #708, fazendo o carro cair na classificação. Em terceiro lugar ficou o Alpine A480-Gibson, com André Negrão, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere.
Hoje foi um dia pouco feliz para os pilotos portugueses. António Félix da Costa ainda começou bem superando alguns dos Hypercar, com a pista molhada, o que lhe permitiu chegar ao segundo lugar da geral na primeira hora de corrida. Quando entregou o carro ao seu companheiro de equipa, “Formiga” liderava na sua classe, com um minuto de vantagem, mas Anthony Davidson deitou tudo a perder com uma saída de pista. Além disso, uma fuga de óleo obrigou a uma paragem de mais de meia hora, o que comprometeu definitivamente as hipóteses do #38 JOTA de lutar pela vitória. A equipa acabou por concluir a corrida no 19ª lugar e oitavo na sua categoria. No caso de Filipe Albuquerque, aos comandos do #22 da United, um problema no alternador do Oreca que obrigou a uma paragem de mais de meia hora, impossibilitou a equipa de revalidar a vitória, tendo ficado em 18.º da sua categoria.
Entre os LMP2 a vitória foi para a WRT. O #41 (Kubica, Delétraz /Ye) liderou grande parte da corrida, mas na última volta ficou parado em pista, abrindo caminho para a vitória dos colegas com o #31 (Frijns/Habsburg/Milesi). Seguiram-se o Jota #28 (Gelael/Vandoorne/Blomqvist) e o #65 da Panis Racing (Canal/Stevens/Allen). Em LMGTE a Ferrari dominou nos Pro e nos AM. Também no LMGTE Pro a sorte na esteve com os portugueses. Álvaro Parente no Porsche #72 acabou por desistir hoje de manhã.
Resultados:
Cla # Pilotos Car Class Voltas
1 7 Conway/Kobayashi/ Lopez Toyota GR010 – Hybrid HYPERCAR 371
2 8 Buemi/Nakajima/Hartley Toyota GR010 – Hybrid HYPERCAR 369
3 36 Negrao/Lapierre/Vaxiviere Alpine A480 HYPERCAR 367
4 708 Derani/Mailleux/Pla Glickenhaus 007 LMH HYPERCAR 367
5 709 Briscoe/Westbrook/Dumas Glickenhaus 007 LMH HYPERCAR 364
6 31 Frijns/Habsburg/Milesi Oreca 07 LMP2 363
7 28 Gelael/Vandoorne/Blomqvist Oreca 07 LMP2 363
8 65 Canal/Stevens/Allen Oreca 07 LMP2 362
9 23 di Resta/Lynn/Boyd Oreca 07 LMP2 361
10 34 Smiechowski/van der Zande/Brundle Oreca 07 LMP2 360
11 48 Lafargue/Chatin/Pilet Oreca 07 LMP2 359
12 26 Rusinov/Colapinto/de Vries Aurus 01 LMP2 358
13 38 Gonzalez/Felix da Costa/Davidson Oreca 07 LMP2 358
14 30 Binder/Rojas/Gommendy Oreca 07 LMP2 357
15 21 Hedman/Hanley/Montoya Oreca 07 LMP2 356
16 29 van Eerd/van der Garde/Van Uitert Oreca 07 LMP2 356
17 70 Garcia/Duval/Nato Oreca 07 LMP2 356
18 20 Andersen/Taylor/Sorensen Oreca 07 LMP2 353
19 39 Capillaire/A. Robin/M. Robin Oreca 07 LMP2 352
20 51 Guidi/Calado/Ledogar Ferrari 488 GTE EVO LMGTE PRO 345
21 63 Garcia/Taylor/Catsburg Chevrolet Corvette C8.R LMGTE PRO 345
22 92 Estre/Jani/Christensen Porsche 911 RSR LMGTE PRO 344
23 91 Bruni/Lietz/Makowiecki Porsche 911 RSR LMGTE PRO 343
24 44 Konopka/Webb/Konopka Oreca 07 LMP2 342
25 83 Perrodo/Nielsen/Rovera Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 340
26 33 Keating/Pereira/Fraga Aston Martin Vantage AMR LMGTE AM 339
27 80 Cressoni/Mastronardi/Ilott Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 338
28 74 Winslow/Corbett/Cloet Ligier JSP 217 LMP2 338
29 49 Fjordbach/J. Magnussen/K. Magnussen Oreca 07 LMP2 336
30 60 Schiavoni/Ruberti/Giammaria Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 335