Hyundai revela desportivo a hidrogénio com 690 cv

Hyundai FK Concept

Modelo feito com tecnologia da Rimac encabeça o reforço no investimento no fuel cell.

A Hyundai anunciou planos que visam a popularização da tecnologia fuel cell nas próximas duas décadas. O construtor sul-coreano estima que até 2030 o preço dos modelos movidos a pilha de combustível será comparável aos 100% elétricos. Durante a apresentação Hydrogen Wave, a Hyundai aproveitou para dar a conhecer o concept Vision FK.

Em causa está um desportivo de três portas com 500 kW/690 cv alimentado a hidrogénio. Feito a partir da plataforma E-GMP, este sistema fuel cell foi encaixado num modelo de tração traseira cujo sistema elétrico e bateria são oriundos da Rimac. Este FK permite viajar até 600 km com o depósito de hidrogénio. No seu potencial máximo, este desportivo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Este estudo abre caminho para modelos de produção com selo N Performance com um sistema propulsor a hidrogénio com caraterísticas semelhantes às deste Vision FK. Visualmente, o concept segue a mesma orientação do RM19, um protótipo de motor central. A Hyundai prevê também vir a aplicar o hidrogénio em modelos de competição nos próximos anos. Em termos de modelos de produção, os “senhores que seguem” chegarão em 2023, sob a forma de uma atualização do SUV Nexo e de outro novo modelo por identificar. Em 2025, chegarão dois novos modelos específicos a hidrogénio. Em 2028, está prevista a chegada de modelos comerciais a hidrogénio.

O sistema a hidrogénio de terceira geração trará módulos de fuel cell mais baratos, 30% mais pequenos, com maior performance e com maior vida útil, comparativamente com o sistema atualmente utilizado no Nexo. A Hyundai estima que o tempo de utilização de 5 mil horas e 160 mil km atual seja melhorado entre 50 e 100%. Nos comerciais a previsão é que dure 500 mil km.

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