Renault e designer reinventam o 4L

Renault 4 SUITE N4

Protótipo Suite n.º 4 serve para comemorar os 60 anos do icónico modelo.

Por ocasião dos 60 anos do lançamento do 4L, a Renault juntou-se a Mathieu Lehanneur para um protótipo chamado Suite n.º 4. O inédito concept que tal como o nome indica é uma verdadeira suite foi criado pelo designer industrial em conjunto com a equipa Couleurs et Matières da marca gaulesa. Apesar de manter as linhas do icónico 4L, este estudo possui um conjunto de elementos inspirados na arquitetura moderna. Tudo começa com uma superfície transparente em policarbonato em substituição do portão traseiro, que permite obter maior luminosidade no interior. O tejadilho encaixa vários painéis solares para ajudar a carregar a bateria do carro, que foi transformado num modelo 100% elétrico. Na dianteira há uma grelha em alumínio polido. A carroçaria recebeu uma pintura com três camadas que reproduzem o aspeto do cimento. Por dentro, Lehanneur conferiu ao carro um aspeto sofisticado, com bancos e tablier revestidos num veludo amarelo cintilante. Já na zona posterior, foi utilizado um tecido com origem em fibras naturais de aspeto canelado para o piso e dois apliques. A bagageira foi convertida numa espécie de quarto, onde não faltam travesseiros e almofadas. Não falta também um banco de madeira deslizante que se abre como um gavetão. Todos os tecidos utilizados foram feitos por artesãos parisienses. Este Suite n.º 4 foi mostrado na Christie’s no centro de Paris e estará em exposição por mais três semanas antes de ser levado para o museu da Renault.

Este protótipo abre caminho para um novo 4L, que se chamará 4Ever. Este modelo elétrico, que partilhará a sua plataforma CMF-BEV com o também já confirmado Renault 5, tem lançamento previsto para 2025. Nos próximos meses 4Ever será mostrado em formato concept.

O Renault 4L foi um dos maiores sucessos da história da marca francesa, tendo sido produzido em 28 países. Ao todo foram vendidas mais de 8 milhões de unidades em 100 países durante três décadas de carreira comercial.

Deixe um comentário

*