Novo Renault 4L elétrico vai ser assim

Renault 4 Concept

Protótipo vai ser apresentado este ano. Modelo de produção chegará em 2025.

Depois de apresentar um concept que antecipa o futuro utilitário Renault 5 elétrico (um sucessor do Zoe a lançar em 2023 com o nome 5 E-Tech Electric) é a vez de outro protótipo que abre caminho a mais um modelo de inspiração retro, o Renault 4L. As imagens da patente europeia deste crossover (que substituirá o Twingo e que se posicionará abaixo do Captur) foram agora mostradas e mostram o protótipo que será mostrado ainda este ano – por ocasião dos 60 anos do lançamento do 4L original. Segundo a Autovisie, este concept abre caminho para um modelo de produção a lançar em 2025 com a designação Twingo 4EVer – que numa só palavra faz a alusão ao Twingo 4 (quarta geração), Renault 4, EV (elétrico) e “forever” (“para sempre” em inglês).

Esteticamente, o novo concept elétrico possui formas mais musculadas comparativamente com o modelo que lhe serve de imaginação, apesar de haver elementos que alusão retro, nomeadamente as óticas redondas encaixadas na grelha retangular, as luzes diurnas no para-choques, a altura ao solo, a terceira janela lateral em forma de triangulo isósceles e os farolins pequenos. O principal concorrente o Twingo 4EVer serão os mini-SUV elétricos do grupo VW que serão produzidos em Espanha (Landaben e Martorell) para as marcas VW, Seat (ou Cupra) e Skoda a partir de 2025.

Quer o Renault 5 E-Tech Electric quer o Twingo 4EVer serão feitos com base na plataforma modular CMF-B/EV da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. O objetivo é colocar esta dupla do segmento B com menos de 4 metros de comprimento a um preço base abaixo dos 20 mil euros nalguns mercados. Para o efeito serão utilizadas baterias LFP de lítio-ferrofosfato (mais baratas).

 

1 Comment

Deixe uma resposta

*