Audi afina Q9 para concorrer com o Mercedes GLS

Audi Q9

Novo SUV posicionar-se-á acima do Q7 e destina-se sobretudo ao mercado chinês.

A Audi foi “apanhada” a testar no circuito de Nürburgring (na Alemanha) um protótipo camuflado de um novo SUV de grandes dimensões. O modelo em questão poderá ser o já algumas vezes falado Q9, um modelo cerca de 10 cm maior do que o Q7 (de 5 metros) poderá ser um concorrente do BMW X7 (5,15 m) e do Mercedes-Benz GLS (5,20 m). As fotos deste novo SUV de referência da marca de Ingolstadt mostram um vão traseiro alongado, o que não só permitirá uma bagageira de grandes dimensões como abre espaço para uma terceira fila mais desafogada.

Apesar da camuflagem, é possível ver as óticas deste protótipo, com uma assinatura dos farolins similar à do VW Touareg. Na dianteira, há uma grelha aberta, o que deixa antever que o modelo em questão tem um motor térmico – mais concretamente um híbrido plug-in. Aliás, a gama deverá ter PHEV V6 com 380 cv e 462 cv e uma versão a gasolina V8 4.0 TFSI com 507 cv. Ao que tudo indica, o modelo de base MLB contará com uma suspensão pneumática, um sistema de quatro rodas direcionais e um sistema de controlo do rolamento ativo da carroçaria.

O Q9, que também poderá vir a receber a designação Q7L, é um modelo especialmente concebido a pensar no mercado norte-americano, chinês e do Médio Oriente, podendo a Europa ficar de fora das opções. Deverá estrear em 2022 e chegar aos concessionários apenas em 2023.

Deixe um comentário

*