Audi prepara RS6 e-tron com 600 cv

Render do Audi RS6 e-tron

Previsto para 2023, o novo modelo será a referência da Audi Sport.

A Audi prepara-se para abandonar os motores de combustão interna daqui a cinco anos e também os modelos Audi Sport vão fazer essa transição para a eletrificação total. Uma das principais apostas da divisão desportiva da marca alemã será a RS6 e-tron, uma carrinha “radical” 100% elétrica que chegará no início de 2023. Este será, no fundo, uma versão “alongada” do A6 e-tron, previsto para 2022. Esta carrinha RS6 e-tron (na imagem, um “render” digital da Autocar) será feita com base na plataforma PPE, a mesma do Audi Q6 e-tron e do Porsche Macan EV.

É de esperar que a RS6 elétrica adote vários elementos mais sofisticados do que aqueles que encontramos em modelos de base MEB, tais como o Q4 e-tron, nomeadamente suspensão pneumática, vectorização de binário e quatro rodas direcionais. Enquanto o A6 e-tron terá 470 cv e 800 Nm debitados de dois motores, espera-se que a RS6 e-tron ascenda a 600 cv. Esta carrinha, que será o segundo modelo com selo RS depois da berlina RS e-tron GT, deverá demorar apenas pouco mais do que 3 segundos nas acelerações de 0 a 100 km/h. As baterias de 100 kWh de capacidade deverão ser partilhadas com o A6 e-tron, sendo que, no entanto, a RS6 e-tron deverá baixar dos 700 km de autonomia WLTP.

Uma boa notícia para os mais puristas é que a a chegada da RS6 Avant elétrica não implicará, para já, o fim da versão a gasolina com motor V8. Estas deverão coexistir até sensivelmente o final da presente década.

Deixe um comentário

*