Porsche alarga gama Taycan com Sport Turismo e GTS

Porsche Taycan GTS e GTS Sport Turismo

Nova versão “carrinha” prescinde dos elementos SUV da Cross Turismo e o GTS encaixa entre a versão 4S e Turbo.

Além do 718 Cayman GT4 RS, a Porsche reservou para a edição deste ano do Salão de Los Angeles, nos EUA, que abrirá as suas portas a 19 de novembro, duas novidades para a gama Taycan que chegarão ao mercado no próximo ano.

A marca alemã alargou a oferta de carroçarias do modelo elétrico, aliando à versão convencional e Cross Turismo, uma nova opção Sport Turismo, uma “carrinha” de aptidões mais estradistas, sem o visual de inspiração SUV. A Sport Turismo traz um spoiler traseiro na cor da carroçaria, o mesmo acontecendo com os arcos das rodas. A altura ao solo é a mesma do Taycan normal. Já a versatilidade interior é a mesma do Cross Turismo, ou seja, com uma bagageira com 445 litros de capacidade extensível a 1212 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Na dianteira há um pequeno compartimento de arrumação com 82 litros. O Sport Turismo mantem também o mesmo tejadilho em vidro e espaço para colocar um suporte para bicicletas na traseira. As barras de tejadilho e o novo teto panorâmico em vidro com sistema de controlo da luminosidade são opcionais.

Outra novidade é a chegada da nova motorização GTS com 598 cv, que faz a ponte entre o 4S de 530 cv e o Turbo com 680 cv. Com recurso ao “launch control”, o GTS faz 0-100 km/h em 3,7 segundos. O GTS traz de fábrica uma bateria de 93,4 kWh Performance Battery Plus com arquitetura de 800V, prometendo até 504 km de autonomia. Com capacidade de efetuar carregamentos até 270 kW, o GTS consegue encher de 5 a 80% da bateria em 22,5 minutos. A suspensão e o equipamento de performance deste GTS são herdados do Taycan Turbo, embora com calibrações específicas. De série, este novo modelo recebe suspensão adaptativa, com um sistema de elevação inteligente e gestão ativa. A isso alia de série o sistema de vectorização de binário, assim como o volante multifunções GT e o pacote Sport Chrono. O sistema de travagem com pinças de seis pistões à frente de de quatro atrás é emprestado do Taycan 4S, acompanhadas de discos com revestimento em carboneto de tungsténio de 390 mm na dianteira (maiores que os de 360 mm do 4S). Em opção, há discos carbocerâmicos. O GTS traz um pack interior específico Race-Tex, similar ao de outros GTS da gama Porsche. Os bancos da frente são têm 18 níveis de ajuste e possuem o logótipo GTS costurado nos encostos de cabeça à frente e atrás. Em opção, existe o GTS Interior Package que acrescenta pespontos em vermelho Carmine ou Chalk no tablier, forro das portas, apoios de braços, volante, bancos e cintos de segurança. Adiciona ainda o painel de instrumentos Sport Chrono e o logótipo da Porsche nos tapetes. O volante, consola central e interior das portas possuem acabamentos em carbono mate. No exterior, o GTS ganha a frente e saias laterais SportDesign com logo GTS. O vidro lateral tem acabamento em preto brilhante, sendo que além disso há uma decoração especial no difusor traseiro e no logótipo traseiro em preto mate. De série, existem jantes de 20 polegadas Taycan Turbo S Aero Design com acabamento em preto acetinado, tendo em opção jantes de 21 polegadas RS Spyder Design com o mesmo acabamento. Os faróis Matrix PDLS Plus são escurecidos e a zona inferior das capas dos espelhos são da cor da carroçaria.

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