BMW XM Concept abre caminho para X8 M

BMW XM Concept

SUV eletrificado de elevada performance tem o solo da divisão desportiva M.

Há já algum tempo que subsistem os rumores que a BMW M está a trabalhar num modelo próprio. Apesar de no início se ter falado de uma reinterpretação moderna do M1 (o seu último modelo em nome individual, lançado em 1978), a verdade é que a divisão desportiva da marca de Munique vai mesmo avançar é com um novo SUV de altas prestações. Este modelo, que vinha sendo referido até aqui como X8, será antecipado por um protótipo próximo da produção chamado XM.

Agora foi mostrado o primeiro teaser oficial deste protótipo (conhecido internamente pelo nome de código Project Rockstar) que mostra a dianteira, onde é possível ver uma grelha de grandes dimensões (embora mais pequena que a do Série 4 e do iX) e entradas de ar no capot. A BMW diz ainda que este modelo, que na prática será um X8 M, será eletrificado. Este novo SUV bávaro, já muitas vezes “apanhado” em testes, contará com faróis estreitos e angulares acompanhados por luzes diurnas pequenas e posicionadas numa posição elevada. Na traseira esperam-se duas ponteiras de escape de cada lado. O XM terá dimensões aproximadas das de um X7, embora contando com uma linha de tejadilho de formato coupé – que ainda assim permitirá ter três filas de bancos.

O sistema propulsor deste X8 M, um potencial concorrente do Lamborghini Urus, deverá conjugar o conhecido V8 4.4 biturbo a gasolina (já conhecido do X7 M50) com apoio de um motor elétrico com cerca de 200 cv, podendo a potência total rondar os 750 cv. A estreia do novo BMW M está marcada para 29 de novembro. O modelo de produção americana estará em exposição na Art Basel que se realizará de 2 a 4 de dezembro em Miami Beach, Florida.

Apesar de estrear com o selo M, o X8 terá uma gama convencional com motores emprestados do X7: com opções “mild hybrid” de seis cilindros Diesel e a gasolina, além de um V8 a gasolina com 530 cv.

Deixe uma resposta

*