Albert Biermann, homem-forte da Hyundai N, vai reformar-se

Albert Biermann

O autor de modelos como o Kia Stinger ou o Hyundai i30 N também fez história à frente da BMW M.

Albert Biermann, um engenheiro que ajudou a revolucionar a dinâmica de condução dos modelos da Hyundai, Kia e Genesis, anunciou que vai reformar-se. O alemão tem mais de 30 anos de trabalho na indústria. Biermann ingressou na Hyundai em 2014 e foi responsável por modelos de tração traseira como o Kia Stinger ou o Genesis G70. Desempenhou igualmente um papel fulcral no lançamento da divisão desportiva Hyundai N, que colocou no mercado versões “apimentadas” relevantes como o “hot hatch” i30 N ou mesmo o SUV Kauai N (ler o Test Drive na edição #47 da revista autoDRIVE). Durante a sua passagem pelo grupo sul-coreana, Biermann trabalhou no centro de pesquisa e desenvolvimento de Namyang, tendo trabalhado no desenvolvimento da plataforma modular E-GMP utilizada no Kia EV6 e no Hyundai Ioniq 5.

Atualmente com 65 anos, Biermann (na imagem) continuará como conselheiro técnico da Hyundai, em particular no desenvolvimento de modelos desportivos elétricos, a partir da Europa. O novo responsável de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai é Chung Kook Park – que estava até aqui à frente da divisão de componentes Mobis.

Antes de se juntar à Hyundai, Biermann esteve 31 anos na BMW, tendo-se destacado sobretudo no período em que esteve ao leme da divisão BMW M. Nessa altura foi responsável por modelos icónicos como o M3 E46 ou o M5 E39.

Além de Biermann, o Korea Times diz que o responsável de design do grupo, o alemão Peter Schreyer, também poderá estar de saída.

Deixe um comentário

*