Sucessor do Lamborghini Aventador “apanhado” na estrada

Foto espia do sucessor do Lamborghini Aventador

Previsto para 2023, o último supercarro com motor V12 da marca italiana contará com um sistema híbrido.

A Lamborghini está a preparar o sucessor do Aventador e prova disso mesmo é o protótipo ainda bastante camuflado que foi “apanhado” em testes em plena luz do dia perto do quartel-general da marca italiana, em Sant’Ágata Bolognese. O novo superdesportivo, cujo lançamento está previsto para 2023, confirma algumas das informações que vinham circulando. Para já, são visíveis quatro ponteiras de escape colocadas numa posição central elevada. Por baixo é possível identificar um difusor bastante pronunciado. Visto de lado, não escapam aos olhares mais atentos uns enormes discos de travão de alto rendimento. A frente é a zona que se encontra mais escondida, embora sejam percetíveis as formas angulosas. Nas fotos da Auto Evoluition notam-se, ainda assim, portas redesenhadas e entradas de ar em forma de C colocada numa posição mais baixa, a que se junta uma entrada de ar no tejadilho. As jantes de 21 polegadas “calçam” pneus Pirelli P Zero de medida 355/25, tal como nas versões mais recentes do Aventador. Contudo, espera-se, no geral, um modelo alinhado com o Aventador (lançado há 11 anos), com um nariz baixo, para-brisas inclinado, com o mesmo perfil em forma de cunha e vidros com um formato parecido.

Um dos protagonistas desta nova criação da Lamborghini será a fibra de carbono, com o intuito de tornar o carro o mais leve possível. O novo supercarro deverá trazer um sistema propulsor “eletrificado” associado a um motor V12 naturalmente aspirado a gasolina, um ou mais motores elétricos e dispondo de tração integral. Este sistema híbrido plug-in, que poderá recorrer a supercondensadores – solução utilizada no Sián e no Countach LPI800-4 (ambos derivados do Aventador) -, deverá debitar mais de 800 cv. Recorde-se que Stephan Winkelmann, o CEO da Lamborghini, adiantou há alguns meses que tanto o motor, a transmissão e a bateria deste modelo serão completamente novos.

Ao que tudo indica, este novo modelo, com nome a definir, será o último Lamborghini de produção em série a utilizar um motor V12. Recorde-se que a Lamborghini comprometeu-se a continuar a oferecer modelos a gasolina para além de 2030, apesar das restrições cada vez maiores ao nível das emissões poluentes.

Deixe um comentário

*