Vem aí o Maserati MC20 Cabrio

Maserati MC20 Cabrio

Supercarro “open-top” será o primeiro roadster de motor central desde o MC12.

A Maserati publicou as primeiras imagens oficiais do MC20 Convertible. Esta variante “aberta” do supercarro chegará ao mercado no próximo ano.

No que diz respeito ao conjunto de imagens propriamente dito, pouco ou nada deixam transparecer acerca deste futuro cabrio – que será o primeiro roadster de motor central desde o MC12 (descontinuado em 2005). Com uma camuflagem formada por um padrão de nuvens, o novo MC20 Convertible foi para já mostrado em formato protótipo. Esta nova derivação diferenciar-se-á do coupé precisamente por incluir um tejadilho retrátil em lona compacto e leve – de modo a limitar ao máximo a diferença de peso entre as ambas as versões. Por isso, do pilar A para a frente não existirão diferenças entre este cabrio e o coupé, com as mudanças a serem operadas no formato do tejadilho e no “deck” traseiro. A marca italiana não mostrou imagens esclarecedoras de um ângulo traseiro que permita tirar grandes conclusões acerca das mudanças operadas. Contudo, a topo parece incluir uma cúpula dando a entender que poderá incluir uma zona de arrumação do tejadilho em vez da cobertura do motor exposta do coupé.

Tudo aponta para que o motor deste cabrio seja o mesmo Nettuno V6 3.0 biturbo utilizado no coupé. Totalmente desenvolvido pela Maserati, este bloco conta com tecnologia inspirada na Fórmula 1, nomeadamente um sistema de ignição por jato com pré-câmara de combustão com duas velas de ignição, fornecido pela Mahle. O motor em questão debita 630 cv às 7500 rpm e 729 Nm, com uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades a dirigir a potência para as rodas traseiras. Apesar de este cabrio, um potencial concorrente do Ferrari F8 Spider (que, para efeitos de comparação é 70 kg mais pesado que o coupé), poder ter uma diferença de peso reduzida é de esperar que consiga acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais do que os 2,9 segundos do coupé e que registe uma velocidade máxima pouco inferior aos 323 km/h declarados para o “hard-top”.

Este MC20 “drop-top” cujo nome final ainda será revelado – embora possa vir a receber a designação Spider – deverá ser revelado na íntegra no arranque do novo ano.

Deixe um comentário

*