Sony confirma entrada no mercado dos carros elétricos

Sony Vision-S 02 SUV Concept

O gigante tecnológico aproveitou para revelar o protótipo de um novo SUV.

A Sony aproveitou a edição deste ano do certame tecnológico CES (que se realiza em Las Vegas, nos EUA) para anunciar a sua entrada no mercado dos carros elétricos com uma empresa especialmente dedicada à mobilidade e com dois protótipos elétricos.

O envolvimento do gigante tecnológico no mundo automóvel começou em 2020 com a exibição da berlina elétrica Vision-S em jeito de montra dos seus sistemas de condução autónoma e de infotainment. Contudo, poucos meses depois começou a testar em condições reais alguns protótipos, embora dizendo que não tinha planos para passar à produção. A verdade é que na próxima primavera irá nascer a Sony Mobility Inc que pretende explorar a entrada no mercado dos carros elétricos. O Financial Times diz que este anúncio fez com que as ações da Sony crescessem mais de 4,5%. O modelo de negócio da Sony versará em torno de sistemas de inteligência artificial e robótica. Para mostrar mais concreto estes planos de mobilidade, foi mostrado outro o protótipo, o do Vision-S 02 SUV.

Trata-se de um modelo de sete lugares que recorre à mesma plataforma e sistema de conectividade da berlina, com um motor de 200 kW/272 cv por eixo. A Sony não revelou as prestações deste protótipo embora vá adiantando que é capaz de superar os 180 km/h. As caraterísticas da bateria não foram divulgadas. O 02 tem 4895 mm de comprimento, 1930 mm de largura, 1651 mm de altura e 3030 mm de distância entre eixos – sensivelmente as mesmas dimensões do Tesla Model Y. O novo concept tem 2480 kg e vem equipado com jantes de 20 polegadas. O SUV vem equipado com uma suspensão pneumática de possui 15,7 cm de altura ao solo. Tal como a berlina de quatro lugares, este SUV parece pronto para ser produzido (embora não se saiba quando isso poderá acontecer, nem em que circunstâncias) – tendo até já mostrado algumas caraterísticas que promovem a versatilidade interior, nomeadamente os bancos traseiros rebatíveis. No interior será integrado um sistema de colunas nos bancos visando oferecer uma experiência sonora tridimensional, a que junta uma interface panorâmica de infotainment e com ecrãs específicos para os ocupantes dos lugares posteriores, possibilitando o acesso remoto à consola de jogos Playstation ou o visionamento de filmes. Foi ainda comunicado que a Sony está em fase de testes de um novo sistema de condução semiautónoma de nível 2+ em estradas europeias.

Deixe um comentário

*