Mercedes-Benz deverá acabar com carrinhas em 2030

Mercedes-AMG E63

A primeira “vítima” poderá ser a CLA Shooting Brake já em 2025.

A Mercedes-Benz deverá deixar de ter carrinhas em catálogo em 2030. Segundo os alemães da Automobilwoche, o construtor de Estugarda poderá começar pela CLA Shooting Brake em 2025, modelo que se manterá disponível apenas no formato coupé de quatro portas. O mesmo acontecerá no final da década com a Classe E, que deixará de ter uma versão mais familiar na próxima geração. Recorde-se que a marca germânica apresentou o novo Classe C com uma carrinha “tradicional” e uma inédita versão All-Terrain, específica para a Europa. Este formato Estate deverá também ser extinto no final do atual ciclo de produto, em 2028.

Já em setembro, o discurso do responsável operacional da Mercedes-Benz, Markus Schäfer, apontava que a descida na procura nas carrinhas poderia motivar mexidas na gama, sobretudo numa altura em que o foco da maioria dos construtores, como é o caso da marca de Estugarda, é canalizar o investimento na transição para uma gama totalmente elétrica – que serão maioritariamente de formato SUV e crossover, o formato preferido do público. Tirando a Europa, o formato carrinha não tem representatividade nem na China nem nos EUA.

A publicação alemã diz, no entanto, que a Mercedes-Benz está a equacionar alternativas para cativar os habituais clientes das suas carrinhas, em especial na Alemanha. Um formato que poderá ser tido em conta é o de berlina de “calças arregaçadas”, uma solução de possibilita arrumar as baterias no piso do carro. O Vision Ultimate Luxury concept de 2020 já abre perspetivas nesse sentido.

Deixe um comentário

*