Enyaq Coupé RS é o Skoda mais potente de sempre

Skoda Enyaq Coupé RS iV

Versão desportiva 4×4 do SUV de formato coupé traz 299 cv, anunciando 0-100 km/h em 6,5 segundos.

A Skoda revelou o Enyaq Coupé iV, uma variante de formato coupé do seu primeiro SUV elétrico. Sem perder tempo, a marca checa mostrou a versão desportiva RS, que estará à venda apenas durante o primeiro ano. Será lançado no decorrer na primavera deste ano.

Este que é o primeiro elétrico com selo RS da história da Skoda é um “irmão” do VW ID.5 GTX, o que significa que vem munido de uma dupla de motores (um por cada eixo) a debitar um total de 299 cv/220 kW e 460 Nm. Anuncia 0-100 km/h em 6,5 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h (mais 20 km/h face às versões convencionais deste novo SUV de formato coupé). O Enyaq Coupé RS vem equipado com uma bateria de 82 kWh (a de maior capacidade à disposição dos modelos de arquitetura MEB do grupo VW). Numa tomada rápida é possível carregar de 10 a 80% da bateria em 36 minutos. O RS traz uma suspensão com uma afinação mais desportiva (igualmente disponível nos modelos Sportline) que reduz a altura ao solo em 15 mm à frente e 10 mm atrás. Beneficia ainda de jantes de 20 polegadas (as de 21” são opcionais), um difusor e grelha com contorno em preto brilhante, além de um logo específico RS. De fábrica vem incluída a grelha iluminada Crystal Face composta por 131 LED e a barra refletora em vermelho que percorre todo o avental traseiro. Este Enyaq Coupé RS pode ser pintado em opção na nova cor Hyper Green (a das imagens). Por dentro, esta versão desportiva dispõe do pack Design Selection que acrescenta bancos desportivos revestidos em couro perfurado com pespontos em verde, tablier revestido em imitação de couro e decorações a imitar fibra de carbono, incluindo ainda de série o ar condicionado de três zonas. O Enyaq Coupé anuncia um coeficiente aerodinâmico de 0,234, face aos 0,27 do VW ID.5. A bagageira do Coupé perde 15 litros de capacidade face ao Enyaq normal que tem 570 litros de capacidade.

Igual às versões convencionais surge o painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas e o ecrã tátil de 13 polegadas. Todos os Coupé trazem um volante multifunções de dois raios aquecido e equipado com patilhas para ajustar o nível de regeneração da travagem. A gama do Enyaq Coupé conta ainda com versões com bateria de 62 kWh, com apenas um motor traseiro com 179 cv/132 kW (Enyaq Coupé 60) e 204 cv/150 kW (Enyaq Coupé 80), além de outra versão 4×4 com 265 cv/195 kW (Enyaq Coupé 80X). A versão 50 não estará disponível no Coupé. A versão com mais alcance possibilita percorrer até 545 km (WLTP) com um único carregamento, no caso da versão de 204 cv com bateria maior. Tal como sucede com o Enyaq convencional, este Coupé também será construído em Mladá Boleslav, na República Checa.

Deixe uma resposta

*