Ford vai regressar às corridas de resistência

Ford Mustang GT3 teaser

Marca da Oval Azul vai apostar num Mustang GT3 para 2024.

A Ford aproveitou a abertura da temporada do IMSA em Daytona (nos EUA) este fim de semana para anunciar o regresso às corridas de resistência com um GT3 baseado no Mustang. Este modelo de competição tem estreia prevista para janeiro de 2024 precisamente nas 24 Horas de Daytona na Classe GTD Pro. Isto significa que enfrentará opositores de peso tais como o Aston Martin Vantage, o Mercedes-AMG GT e Porsche 911.

Foi com base na futura geração do “pony car” norte-americano, este Mustang GT3 será desenvolvido para uma equipa de fábrica, mas também para clientes. Para este projeto, a Ford Performance recorreu ao parceiro habitual Multimatic, que já desenvolveu um GTE com base no Ford GT, mas também mais recentemente o Bronco DR. Os canadianos ficarão responsáveis pela gestão da equipa. Por sua vez, a M-Sport de Malcom Wilson (responsável pela equipa de ralis no WRC), que assumirá o desenvolvimento do motor V8 5.0 no Reino Unido. Este novo Mustang de corridas contará com uma suspensão de triângulos sobrepostos à frente e atrás, uma caixa “transaxle” traseira, painéis da carroçaria em fibra de carbono e um pack aerodinâmico específico de modo a poder cumprir os regulamentos de GT3. Joey Hand, um dos vencedores das 24 Horas de Le Mans com o Ford GT em 2016, será um dos pilotos de testes e de desenvolvimento do novo carro. À luz dos regulamentos, a Ford é obrigada a produzir 20 exemplares deste Mustang GT3 nos primeiros dois anos de homologação.

O mais provável é que, além do IMSA, iremos ver este Mustang de competição noutras corridas de GT3 em redor do globo, estando em cima da mesa a hipótese de poder vir a participar em Le Mans e no WEC em 2024 – altura em que a classe GTE será substituída pelos GT3.

A Ford Performance também confirmou que apostará numa nova versão do Mustang com especificações GT4, também desenvolvida em conjunto com a Multimatic, que estreará no próximo ano.

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