Aston Martin DBX 707 é o SUV de luxo mais rápido do mundo

Aston Martin DBX 707

Modelo de luxo anuncia acelerações de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos. Próximo objetivo: bater o recorde de Nürburgring.

A Aston Martin apresentou o DBX 707, o SUV de luxo mais poderoso e rápido do mundo. Para cumprir esse objetivo, os britânicos recorreram a um motor V8 4.0 biturbo, de origem Mercedes-AMG, que para o efeito foi reconfigurado, com novos turbos e uma reprogramação, de modo a conseguir debitar mais de 25% face à versão original. Neste caso, o SUV passou a debitar 707 cv e 900 Nm, o que lhe permite cumprir acelerações de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos, com a ajuda do “launch control” – batendo assim rivais diretos como Rolls-Royce Cullinan (de 600 cv), o Bentley Bentayga Speed (de 626 cv) ou o Lamborghini Urus (de 641 cv). O objetivo seguinte é bater o recorde do SUV mais rápido a dar uma volta ao circuito de Nürburgring, atualmente na posse do Porsche Cayenne Turbo GT. O motor utiliza uma nova caixa automática de nove velocidades de embraiagem húmida e com modo manual para ajudar a distribuir a potência pelas quatro rodas com a ajuda de um atualizado diferencial traseiro, que promete melhorar o comportamento em curva. A acompanhar, o 707 surge com um chassis reforçado e uma suspensão pneumática com novos amortecedores e molas. Esta trabalha em conjunto com um atualizado sistema Electronic Active Roll Control de modo a reduzir o rolamento da carroçaria. Renovada foi também a direção elétrica, que passa a ser mais comunicativa, e os travões que passam a ser carbocerâmicos derivados da F1 (que permitiram poupar 40,5 kg no conjunto). As jantes são de série com 22 polegadas, podendo em opção passar a ter 23”.

Este SUV de luxo desportivo traz um visual mais agressivo, incorporando decorações brilhantes acetinadas e num cromado escuro na carroçaria, um lábio dianteiro, grelha e entradas de ar de maiores dimensões, acompanhadas por luzes diurnas redesenhadas. Atrás, o destaque vai para as quatro ponteiras de escape, para o difusor traseiro maior e para o spoiler no tejadilho. Por dentro, os britânicos incluíram de fábrica uns bancos desportivos com decoração em cromado escuro, que em opção podem ser mais orientados para o conforto e com acabamento cromado ou em carbono. A parte inferior da consola central é específica para este modelo, que tem comandos para os modos de condução e som do escape. Para esta versão foi acrescentado um sistema de encerramento suave das portas.

A produção do DBX 707 arrancará ainda no primeiro trimestre deste ano, sendo que as primeiras entregas estão previstas para o segundo trimestre.

Deixe um comentário

*