Skoda reconstrói 1100 OHC Coupé

Skoda 1100 OHC Coupé

Restauro do histórico modelo de competição serve para comemorar os 120 anos da Skoda Motorsport.

A Skoda decidiu comemorar os 120 anos da sua divisão de competição com a recriação do 1100 OHC Coupé. Este projeto de restauro foi realizado entre empregados do museu da marca checa e o departamento dedicado a protótipos.

A ideia do 1100 OHC (conhecido internamente com o nome 968) nasceu em 1956, altura em que a Skoda construiu dois exemplares de um modelo de competição aberto, concebido especialmente a pensar em corridas de resistência. Em 1959 a marca checa começou a trabalhar numa versão fechada deste modelo de corridas. O motor utilizado foi um 1.1 de quatro cilindros atmosférico colocado atrás do eixo dianteiro que, graças a dois carburadores, debitava 92 cv às 7700 rpm, surgindo acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. Dependendo das relações de caixa, que dependiam em cada circuito, este “peso pluma” de 555 kg era capaz de atingir uma velocidade máxima de 200 km/h. A carreira deste 1100 OHC Coupé durou até 1962, altura em que, devido à mudança de regulamentos, passou a competir apenas em eventos específicos. Ambas as unidades construídas foram vendidas a privados em 1966. Em 2014, a Skoda acabou por comprar o chassis, travões, pedais e a moldura do eixo dianteiro de um dos carros. O outro foi irremediavelmente perdido num incêndio.

Foi com o recurso ao resto de um dos carros, com a ajuda da documentação original, fotos da época e tecnologia de scan 3D que foi reconstruído este 1100 OHC Coupé. O motor original do primeiro carro foi preservado e dado que teve pouco uso originalmente conseguiu ser utilizado neste projeto de restauro encetado pela Skoda. Já a carroçaria em alumínio teve de ser produzida de raiz. Os puxadores das portas foram retirados de um 1200 e alguns botões e a ignição de um Octavia e de um 440 Spartak. Por sua vez, o volante de três raios é originário do Skoda Popular, que era o “best-seller” da marca no período anterior à II Guerra Mundial. Este 1100 OHC Coupé recuperado será exposto no museu da Skoda junto à versão aberta.

Deixe um comentário

*