Renault prepara modelo com hidrogénio como combustível

Imagem teaser do protótipo Renault ZHCB

O protótipo ZHCB estreará em maio, abrindo caminho para um modelo de produção, que poderá ser o sucessor do Scénic.

A Renault anunciou que vai apresentar um novo concept car a hidrogénio a 20 de maio. O modelo na imagem teaser é para já conhecido pelo nome de código ZHCB (cujo Z se refere como é hábito a um protótipo, H de hidrogénio e C do segmento em que se insere). O nome final ainda não foi revelado.

Sem adiantar muito mais informação, a Renault vai apenas dizendo que este protótipo segue a mesma receita que a Toyota aplicou recentemente em protótipos do Yaris e do Corolla, utilizando o hidrogénio como combustível (em vez de Diesel ou gasolia) para o motor a combustão – algo que os afasta das escassas ofertas de carros fuel cell disponíveis atualmente no mercado, que são na sua génese carros elétricos. A marca francesa, que até aqui apostou apenas no hidrogénio (fuel cell) em modelos comerciais em colaboração com a Hyvia, nomeadamente a Kangoo e a Master, dá sinais de a par das motorizações 100% elétricas querer ter outra solução ecológica em cima da mesa para futuros modelos de passageiros, com uma solução sustentável e que será importante na redução do CO2.

Visualmente, destaque para os faróis de formato afilado, para o logótipo iluminado ao estilo do novo Mégane E-Tech Electric, embora com luzes diurnas maiores no lugar normalmente ocupado pelas entradas de ar. O formato de carroçaria aparenta ser de um crossover. A L’Argus avança que este poderá ser o sucessor do Scénic. Como é habitual em protótipos, este ZHCB traz câmaras em vez de espelhos retrovisores. Para o interior, estão também prometidas algumas novidades a nível de sistemas de segurança.

Deixe um comentário

*