VW em fase avançada de negociação para IPO da Porsche

Porsche

Potencial oferta pública inicial poderá ajudar a financiar a ofensiva de eletrificação do grupo alemão.

O grupo Volkswagen anunciou que está numa “fase avançada de negociação” com a Porsche Automobil Holding SE visando uma possível Oferta Pública Inicial (IPO). Em comunicado ambas as partes adiantam que estão ainda a negociar um acordo de enquadramento que servirá de base para os próximos passos. Este acordo está ainda sujeito a aprovação do conselho de administração e será analisado pelo conselho de supervisão da Volkwswagen AG, pelo que “a decisão final ainda não foi tomada”.

Na sequência deste anúncio, as ações da Volkswagen e também da holding da Porsche estão a registar subidas expressivas esta manhã, numa sessão em que as principais bolsas europeias estão a negociar no vermelho. As ações da holding da Porsche estão a disparar mais de 10%, para 90,26 euros, enquanto os títulos da Volkswagen estão a subir mais de 9% para 190,82 euros.

O Financial Times diz que esta IPO tem potencial para a maior da Alemanha nos últimos anos. Citando analistas, a publicação estima uma avaliação de mercado de até 200 mil milhões de euros, quase o dobro do valor da empresa que controla a Porsche atualmente.

Esta possível IPO da Porsche contribuirá para a VW financiar o seu plano de eletrificação, além de ajudar a equilibrar as contas do grupo. Aliás, recorde-se que a VW anunciou recentemente que investirá mais de 90 mil milhões de euros em novas tecnologias nos próximos quatro anos, com grande foco na eletrificação. Entre esses investimentos consta uma nova linha de produção do ID.3, uma nova fábrica em Wolfsburg, novos elétricos topo de gama para a VW e Audi e seis novas fábricas de baterias que serão inauguradas na Europa até 2030.

Caso se confirme esta notícia, a Porsche não será a única marca a ser cotadas em bolsa. A Polestar, que pertence à Geely, vai estar listada no Nasdaq ainda este ano, e ontem a Lotus confirmou que está a avaliar a entrada em bolsa através da sua divisão de carros elétricos Lotus Technology.

Deixe um comentário

*