Lexus RZ 450e é mais potente que o Toyota bZ4X

Lexus RZ 450e

SUV elétrico de tração integral traz 308 cv e anuncia autonomia estimada superior a 400 km.

A Lexus mostrou mais em pormenor o seu novo SUV elétrico RZ. A versão de lançamento 450e mostra que o SUV elétrico é uma alternativa mais luxuosa mas também mais potente que os “irmãos” Toyota bZ4X e Subaru Solterra, com os quais partilha a sua plataforma.

Visualmente, o RZ traz menos proteções da carroçaria e uma secção traseira com um aspeto distinto optando por pilares C em preto e um painel preto que dá a ilusão de um tejadilho flutuante. Além disso, comparativamente com os “irmãos”, o Lexus traz os espelhos numa posição mais baixa. Como seria de esperar, os faróis também assumem um formato diferente, assim como as jantes, e o RZ traz algumas linhas diferentes na carroçaria e um spoiler bipartido. Por fim, na traseira surge o “lettering” com o nome Lexus ao centro de uma barra luminosa.

Por dentro, o RZ beneficia, em opção, de um volante tipo avião com sistema steer-by-wire, e um painel de instrumentos específico. O ecrã central tem 14 polegadas, mais que os 12,3” da dupla bZ4X e Solterra. Na consola central tipo “flutuante” há também menos botões e as saídas de ventilação estão por cima do ecrã e não por baixo. O botão start está posicionado à esquerda da saída de ar central que estão dispostas na horizontal em vez de na vertical.

Tal como sucede no Solterra, o RZ é para já proposto apenas com tração integral, com o sistema Direct4. O 450e traz um motor dianteiro com 150 kW e um motor posterior com 80 kW, para uma potência conjunta de 230 kW/308 cv, ou seja, mais 93 cv que o Subaru e que o Toyota bZ4X com tração integral. O Lexus traz ainda 435 Nm de binário máximo, em contraste com os 336 Nm da dupla mais convencional. Os motores deste SUV são alimentados por uma bateria de 71,4 kWh de capacidade a permitir um alcance máximo estimado superior a 400 km – valor que contrasta com os 450 km anunciados para os “irmãos”.

Deixe um comentário

*