Protótipo tem 5,51 metros, 396 cv e bateria com 120 kWh de capacidade.
Depois do descapotável Skysphere e da berlina Gransphere, a Audi revelou outro protótipo da mesma família, o Urbansphere, que pretende abrir caminho para um monovolume elétrico. A versão de produção deste modelo, essencialmente pensado para uma utilização familiar, deverá apelar sobretudo nas grandes cidades chinesas, nas quais existem grandes engarrafamentos.
Visualmente, esta “solução de mobilidade premium para o futuro”, desenvolvida em conjunto com os estúdios de design de Pequim, inclui faróis e uma grelha fechada do mesmo estilo do Q4 e-tron. Destaque para o capot curto, para-brisas reclinado, muitas superfícies vidradas e traseira direita. O Urbansphere tem 5,51 m de comprimento, 2,01 m de largura e 1,78 m de altura. O objetivo é que os ocupantes viajem com o máximo de espaço e conforto possível – no maior modelo de sempre da marca de Ingolstadt.
O Urbansphere vem equipado com tecnologia de condução autónoma de nível 4, graças a um sistema desenvolvido em conjunto com a Cariad que se prevê que seja introdução em modelos de fábrica na segunda metade desta década. Com esse modo acionado, o volante é recolhido, dando a sensação que se está num lounge. As portas invertidas e sem pilar entre elas, abrem num ângulo próximo dos 90 graus. Existem quatro bancos individuais capazes de reclinar, rodar e com suporte para as pernas extensível. Entre as duas filas existe um ecrã (transparente) que ocupa toda a largura do carro que desce para projetar um filme ou assistir a uma videoconferência. O tablier tem um aspeto clean e é revestido em madeira, superfície sobre a qual são projetadas informações para o condutor e acompanhante. Debaixo do tablier estão sensores que permitem mudar entre os diferentes conteúdos. Realce ainda para o comando MMI touchless nos painéis das portas que possibilita controlar diversas funções graças a uma combinação de gestos e leitura ocular. Alguns dos materiais utilizados no interior são sustentáveis, tais como madeira de choupo cultivada localmente, tecido de bambu nos apoios de braços e outras peças, mas também materiais reciclados como o Econyl nas almofadas dos bancos. As jantes de 24 polegadas têm um desenho similar ao protótipo Avus de 1995. A Audi aproveitou este concept para introduzir o sistema de iluminação Light Canvas, que serve para comunicar com outros utilizadores da via, e os faróis Audi Eyes, que se adaptam ao estado de espírito dos ocupantes.
O protótipo é feito com base na plataforma PPE que será utilizada no A6 Avant e-tron (2023). Esta permite ter quatro rodas direcionais e suspensão pneumática. A bateria tem uma capacidade superior a 120 kWh e os dois motores elétrico (um por eixo) permitem um débito conjunto de 396 cv e 690 Nm. A tração integral não é permanente, uma vez que o motor dianteiro pode ser desligado para poupar nos consumos. A arquitetura elétrica é de 800V e a bateria permite carregar a um máximo de 270 kW, o que possibilita encher de 5 a 80% da carga em menos de 25 minutos. A autonomia máxima estimada é de 750 km (WLTP).