Novo Mercedes-Benz GLC já tem data de estreia

Mercedes-Benz GLC

SUV terá versão híbrida plug-in a prometer mais de 100 km de autonomia elétrica.

A Mercedes-Benz anunciou que vai estrear a segunda geração do GLC a 1 de junho. O lançamento comercial deste modelo, que continuará a estar disponível no formato convencional e coupé, está previsto para setembro. A acompanhar esta notícia, publicou uma imagem teaser que mostra parte da traseira – apesar de na imagem clareada ser possível ver que o SUV incorporará alguns elementos estéticos similares ao novo Classe C, modelo com o qual partilha a sua plataforma. A marca de Estugarda vai dizendo que o novo GLC adotará um novo painel de instrumentos digital, como parte de uma lista “extensa” de equipamento de série. Prometido está também que o modelo contará com “espaço variável”, o que poderá implicar uma segunda fila de bancos deslizante. Entre as novidades estará também a inclusão do sistema de infotainment MBUX.

Em termos de motorizações, a gama do GLC deverá replicar a do Classe C, composta sobretudo por uma oferta “eletrificada”, com variantes “mild hybrid” (incluindo o 200, 300, 220d e 300d, todos de quatro cilindros) e híbridas plug-in. Os modelos PHEV serão ao todo três (300e, 400e e 300de), a prometer um alcance em modo elétrico superior a 100 km e uma velocidade máxima de 238 km/h apenas com recurso a energia elétrica. A Mercedes-Benz utilizará de série o sistema de tração integral 4Matic em toda a gama. O 400d será o único com motor de seis cilindros. Na calha estão para 2023 versões GLC43 e 63, com base num quatro cilindros para um débito total superior a 500 cv na versão mais potente. Confirmada está ainda para mais tarde uma versão 100% elétrica.

A plataforma MRA do novo GLC permite um aumento generalizado das dimensões face ao antecessor (está previsto que tenha mais 60 mm, para um total de 4718 mm), possibilitando também aumentar a capacidade da bagageira, mas também do espaço para pernas e em altura para os ocupantes, graças a mais 15 mm entre eixos. A marca germânica incluirá em opções um sistema de quatro rodas direcionais e suspensão pneumática (em alternativa à configuração de triângulos sobrepostos à frente e multibraços atrás). Em termos de tecnologia, destaque ainda para o sistema de câmara 360 graus e o sistema Drive Pilot (similar ao do Classe S, com funções de condução autónoma de nível 3), igualmente opcionais.

Lançado há sete anos, o GLC é neste momento o carro mais vendido da Mercedes-Benz, tendo no ano passado representado mais de 270 mil unidades comercializadas.

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