Primeiro Bentley Continental foi lançado há 70 anos

Bentley R-Type Continental

O mítico R-Type Continental era o carro mais caro do seu tempo.

A Bentley comemora 70 anos do lançamento do R-Type Continental, o carro mais caro do seu tempo. Este modelo de quatro lugares custava na época mais de 8 mil euros – o correspondente nos dias de hoje a cerca de 165 mil euros. Esse valor pode não parecer muito na atualidade, mas equivalia a cerca de quatro vezes o preço médio de uma casa do Reino Unido.

O primeiro modelo da marca de Crewe a ostentar o nome Continental é um coupé feito com base na berlina R-Type, incluindo alguns elementos aerodinâmicos inovadores. O motor é o mesmo da berlina, um seis cilindros com 4566 cc, embora a debitar 155 cv em vez dos 142 cv do carro original e com uma caixa de velocidades com uma relação final mais prolongada. Essas mudanças permitiram atingir 191,1 km/h de velocidade média ao longo de cinco voltas na pista de Montlhéry, perto de Paris (França).

O construtor produziu ao todo 208 exemplares do R-Type Continental. Dessas unidades, ao todo 193 foram feitas por HJ Mulliner, cinco pela Franay, três pela Graber, uma pela Farina e o Park Ward criou quatro dropheads e dois coupés. Em jeito de curiosidade, conta com pneus Dunlop desenvolvidos especificamente para o coupé, já que não havia nenhum que pudesse suportar um carro daquelas dimensões a velocidades tão elevadas.

O desenho do atual Continental, lançado em 2003, é inspirado no R-Type Continental original.

Deixe um comentário

*