Porsche revela 963 LMDh de Le Mans

Porsche 963 LMDh Penske Motorsport

Mostrado no Festival de Goodwood, o novo protótipo híbrido V8 tem estreia agendada para janeiro.

Entre as inúmeras estreias reservadas para para a edição deste ano do Festival de Goodwood, uma das mais aguardadas é a do novo 963 LMDh, o protótipo de competição que será utilizado em 2023 pela Porsche Penske Motors. Este modelo disputará as próximas edições do WEC e do IMSA (este último a arrancar no próximo mês de janeiros com as 24 Horas de Daytona), na recém-criada classe GTP. A equipa contará com dois carros em cada campeonato, com outros tantos como suplentes. Os pilotos ainda não foram confirmados.

Feito com base nos regulamentos LMDh, o 963 tem um chassis totalmente novo construído pela Multimatic, embora seja uma evolução do chassis LMP2. Conta com os préstimos de um sistema propulsor baseado no dos antigos 918 Spyder hybrid e RS Spyder, animado por um motor V8 4.6 biturbo. De acordo com as regras, o sistema tem de debitar 680 cv.

A nível estético, inspira-se em protótipos da Porsche da década de 1980, nomeadamente o 956 e o 962. Já os farolins formados por uma barra traseira remetem para o 911 atual. Os fãs da Porsche reconhecerão também o esquema de cores branco, vermelho e preto de outros modelos históricos de competição.

Este modelo já efetuou praticamente 8 mil km de testes na primeira metade deste ano. A Porsche irá também disponibilizar este 963 para clientes a partir do início de 2023.

Deixe um comentário

*