Ford F-150 Raptor R traz motor do Shelby GT500

Ford F-150 Raptor R

O Raptor dos Raptors conta com um V8 de 710 cv.

A Ford mostrou a terceira geração da F-150 Raptor há pouco mais de um ano, mas ficou prometida uma versão mais “extrema” F-150 Raptor R. Pois ei-la, em toda a sua glória, munida de um motor V8 com compressor.

Preparado pela Ford Performance, o Raptor dos Raptors tem o “coração” formado por um V8 5.2. Contudo, este bloco surge com 710 cv e 868 Nm em vez dos 770 cv e 847 Nm do Mustang Shelby GT500. Ainda assim, são menos 2 cv e 13,5 Nm face ao rival RAM 1500 TRX. O motor recebeu um novo coletor de admissão em aço inoxidável, reservatório de óleo maior, um sistema de refrigeração do óleo feito à medida, além de um eixo de transmissão maior em alumínio. Já a caixa automática de dez velocidades foi reconfigurada visando um funcionamento mais suave. A nova afinação é justificada com a necessidade de utilização sobretudo fora de estrada, com maior entrega de binário as baixos e médios regimes. Ainda assim, esta “super truck” baseada na pick-up mais famosa da atualidade (que é especialmente um sucesso no mercado norte-americano) deverá conseguir cumprir os 0-100 km/h em pouco mais de 4 segundos – o mesmo registo de um Porsche 911, por exemplo.

A isso junta uma suspensão inspirada nos “off-roaders” de Baja composta por uma configuração de cinco braços, com braços extralongos, barra Panhard e molas com 60 cm otimizadas para favorecer a estabilidade. A isso junta um sistema Fox Live Valve afinado para melhorar o conforto e o rolamento, em estrada e fora dela. Os amortecedores controlados eletronicamente recorrem a sensores que conseguem ler as condições da estrada, afinando a sua afinação em conformidade. À frente o curso é de 330 mm e atrás de 358 mm. Existe um modo Baja que aumenta em 5% a altura ao solo para melhorar a qualidade do amortecimento. A altura ao solo total é de 333 mm, graças, em parte, aos pneus de 37 polegadas incluídos de fábrica.

Visualmente, destaque para a entrada de ar adicional no capot, apontamentos em preto na carroçaria, logótipos R e desenho específicos na carroçaria.

O período de encomendas deste Raptor R já abriu nos EUA, sendo que o início da produção está previsto para o início deste ano. Não está previsto que este modelo chegue à Europa.

Deixe um comentário

*