Mitsubishi mostra como será futuro B-SUV para 2023

Mitsubishi XFC Concept

Protótipo XFC antecipa modelo para a Ásia, que mais tarde poderá vir para a Europa.

A Mitsubishi revelou o protótipo XFC que pretende lançar pistas para SUV do segmento B a lançar na primavera do próximo ano nalguns mercados asiáticos. Este concept será exibido no Salão do Vietname deste ano, que estará aberto ao público entre 26 e 30 de outubro.

O CEO da Mitsubishi, Takao Kato, diz que a marca está neste momento a trabalhar numa versão eletrificada deste SUV que poderá vir a ser comercializada foram da Ásia.

Em termos de dimensões este modelo poderá posicionar-se entre o ASX e o Eclipse Cross. Contudo, o XFC poderá, efetivamente, abrir caminho para um sucessor do ASX com um cunho 100% da Mitsubishi – o que não acontece com o modelo atual que é um “badge engineering” do Renault Captur.

Visualmente, o XFC traz uma nova frente, que não é mais do que uma evolução da filosofia “Dynamic Shield”. Em vez dos duplos elementos cromados, recebe faróis em LED em forma de T. Já a grelha ao estilo Evo X confere-lhe alguma agressividade, apesar de surgir tapada. Por sua vez, existem proteções inferiores da carroçaria a imitar alumínio que integram LED adicionais. O perfil, por sua vez, é mais esculpido comparado com as propostas atuais da marca nipónica, destacando-se a linha de ombros pronunciada, um tejadilho de efeito flutuante, a ausência de puxadores das portas e câmaras em substituição dos tradicionais espelhos de retrovisores. Atrás, realce para os farolins em LED de desenho similar aos da frente e para o para-choques com hexágonos iluminados a imitar ponteiras de escape.

Ao contrário do exterior, que parece próximo da versão de produção, por dentro este XFC conta com um visual mais futurista e upmarket. Destaque para o cockpit digital com dois ecrãs, volante de três raios com touch pads, consola central flutuante com punho da caixa futurista, saídas de ventilação ocultas, bancos desportivos e para o teto panorâmico.

Para já, a Mitsubishi não refere se este XFC tem tração dianteira ou traseira, nem qual a plataforma ou motor(es) utilizados. Apenas que o concept vem equipado com quatro modos de condução: Normal, Wet, Gravel e Mud.

Deixe um comentário

*