Maserati vai lançar Quattroporte elétrico em 2024

Render do Maserati Quattroporte

Novo gran tourer encaixará na gama entre o SUV Levante e o novo GranTurismo.

O Quattroporte será a partir de 2024 a única berlina da Maserati. Nessa altura, simultaneamente, sairá de cena o Ghibli, mas também a atual geração do Quattroporte que, no entanto, terá como sucessor um gran tourer de quatro portas 100% elétrico.

Segundo a Autocar, o Quattroporte elétrico, que adotará o sufixo Folgore (“relâmpago” em italiano) encaixará na gama entre o SUV Levante (que em 2025, na próxima geração, também se tornará apenas num modelo “zero emissões”) e o recém-mostrado coupé GranTurismo (a primeira proposta elétrica da marca italiana).

O novo Quattroporte será, portanto, um modelo “upmarket” face ao atual – mais luxuoso, portanto. O objetivo é alinhá-lo, em termos de exclusividade, acima de propostas como o Mercedes-Benz EQE ou o BMW i7. Massimo Capaldi, o responsável de produto a nível global, acredita que os modelos com emblema Folgore poderão atrair um novo tipo de clientes para a Maserati.

O Quattroporte EV (na imagem, um render digital) será feito com base na mesma plataforma do GranTurismo, que será partilhada com todos os próximos Folgore e com os futuros (últimos) modelos a combustão da marca. Esta estrutura foi concebida de forma a que se consiga uma distribuição ideal de peso, com a bateria colocada em forma de T numa zona o mais baixa possível no centro do chassis. Estima-se que o Quattroporte elétrico tenha menos do que os 761 cv e 1350 Nm declarados para o GranTurismo Folgore. A bateria será, no entanto, a mesma, com 93 kWh de capacidade.

Deixe um comentário

*